EnglishEspañolPortuguês

Lobos são mortos por policiais após fugirem de confinamento em zoológico

28 de novembro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Por Vinicius Siqueira (da Redação)

Dos cinco lobos que fugiram, três foram mortos e o restante foi capturado.
Dos cinco lobos que fugiram, três foram mortos e o restante foi capturado.

Cinco lobos escaparam do confinamento em um zoológico no condado de Essex, Inglaterra, no início da semana. Os animais saíram por um lado danificado da cerca que os prendia. Após a fuga, a polícia do páis foi acionada e, em uma ação de extrema brutalidade, três foram mortos, um foi tranquilizado e um deles retornou sozinho para o Zoológico de Colchester. As informações são do Daily Mail.

Eles fugiram pela manhã e a operação de captura envolveu inclusive um helicóptero para a perseguição dos animais, que sobrevoou durante todo o dia nas imediações do zoológico e no fim da tarde sete tiros foram escutados no campo próximo ao zoo, que significavam a morte do último lobo.

O corpo do último lobo foi colocado dentro de um saco preto e levado de volta ao zoológico. Um porta-voz do zoo tentou reassegurar que não havia perigo na fuga dos animais, já que eles estavam em uma dieta de carne de veado e roedores, mas isto não foi o suficiente para evitar a morte compulsória de três deles. Ele declarou que “lobos são naturalmente tímidos e, desde que não sejam encurralados, eles não demonstram risco para o público”.

Moradores da região estavam preocupados com os animais soltos e com a perseguição da polícia. Para Wendy Lawrence, matar um animal não pode ser considerado algo normal, “eu me sinto mal por terem matado um lobo e eu acho que, pra eles, ‘tudo bem’, já que eles mataram outros dois”

Após morto, o último lobo foi colocado em um saco preto e enviado ao zoológico.
Após morto, o último lobo foi colocado em um saco preto e enviado ao zoológico.

“Eu não acho que eles deveríam ser mantidos em cativeiro nunca mais, este pobre lobo deve estar aterrorizado. Ele não sabe como se alimentar, pois já estava habituado a conseguir comida dos cuidadores todos os dias”, completou Wendy.

Mark Carter, também morador local, disse que o zoológico precisa refletir sobre suas atividades, já que esse não foi o primeiro problema no ano. “É uma tendência horrível, eles podem nos dizer para ficarmos tranquilos, mas isto me convence que eles saibam o que fazem”

Carter continua, “também não parece bom para os animais, já que eles não podem cuidar de si mesmos após viverem em cativeiro”.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma coisa fica clara, os animais não fugiram do zoológico por que havia uma abertura na cerca, mas aproveitaram a abertura para escapar do cativeiro. Zoológico não é lugar para nenhum animal, pois lá eles são explorados para o entretenimento humano, são expostos como objetos, perdem completamente sua privacidade, são confinados em pequenos espaços que não se assemelham com seu habitat e deixam de aprender como sobreviver por conta própria. O estresse psicológico que esta situação provoca os mantém apáticos e instáveis, tendo como consequência um maior número de horas de sono.

Animais em zoológicos ficam dependentes de humanos, perdem a possibilidade de viver em liberdade e em seus habitats e precisam passar por todo um processo de readaptação para voltar à natureza, quando conseguem ser resgatados destes lugares.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Já a solução proposta pelo governo inglês, enviando policiais e um helicóptero para a captura e o assassinatos dos animais é completamente descabível. É fruto de uma insensatez imensa que é desaprovada até mesmo pelos moradores da região. Os animais não têm culpa de serem confinados contra a própria vontade e não são culpados por lutarem pela própria liberdade. Os lobos, como o próprio porta-voz do zoológico informou, não eram agressivos e, por natureza, já tinham comportamento tímido, só reagindo quando encurralados.

Este caso demonstra, mais uma vez, o despreparo policial em situações com animais. Através da truculência característica, a polícia assassina vidas que não a ofereciam o menor perigo e inciam uma chacina de animais indefesos sem o menor remorso.

Você viu?

Ir para o topo