EnglishEspañolPortuguês

Cão é resgatado da maior mina de diamantes da África do Sul

30 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Vinicius Siqueira (da Redação)

Foto: ER24EMS / Twitter.com
Foto: ER24EMS / Twitter.com

“O Grande Buraco” é o apelido da maior mina de diamantes da Africa do Sul, situada em Kimberley. Sua profundidade é equivalente a 50 estabelecimentos comerciais. Alguns turistas, no topo da mina, avistaram um cachorro em sua parte mais profunda. O cão era um labrador e foi apelidado de “Underdog”, após o resgate.

Segundo matéria no Ecorazzi, ninguém sabe ao certo como o cão sobreviveu à queda na mina, nem como ele escorregou para dentro, mas foi necessário uma grande operação de resgate para tirá-lo de lá.

Entretanto, aumentando a situação de perigo do labrador, o fundo da mina estava cheio d’água. O incansável cão nadou continuamente até encontrar um sobressalto, onde pôde se apoiar. Enquanto esta situação poderia cansá-lo, a água (que, por sorte, não era venenosa) lhe ajudava, evitando que ficasse desidratado. Mas a presença da água só agregou mais um elemento de perigo para a busca, que se tornava muito arriscada para ser feita à noite, então os responsáveis pela missão de resgate voltaram ao raiar do dia seguinte, para começar a operação.

Foto: ER24EMS / Twitter.com
Foto: ER24EMS / Twitter.com

Uma equipe de paramédicos e polícias especializados em operações de resgate entraram pela borda da mina e desceram utilizando cordas e equipamentos de escalada até a localização do cão, um trabalho que levou cinco horas para terminar. Albert Hensburg, porta-voz da companhia de emergência chamada para a ocasião disse que o cão estava com medo e sua confiança precisava ser conquistada para o resgate acontecer. “Inicialmente, quando [o oficial] Seeley encontrou o cachorro, ele tentou se afastar, mas Seeley continuou conversando com o animal que, por fim, se acalmou o suficiente até ser possível deslizar o cinto sobre seu corpo”.

Após o resgate, Underdog foi levado ao veterinário e surpreendentemente estava em ótimas condições físicas. “Contrariando o que nós pensamos, o cachorro não demonstrou nenhum sinal de desidratação ou desnutrição, nem foi visto qualquer ferimento”, disse Hensburg.

Foto: ER24EMS / Twitter.com
Foto: ER24EMS / Twitter.com

O site ainda revela que o cão pereceu não ter nenhum tutor e ficou disponível para adoção. Muitas pessoas que assistiram o resgate e que participaram diretamente da operação se sensibilizaram com a situação de “Underdog” e se disponibilizaram para lhe dar um lar permanente e muitos cuidados, como todo cão merece receber.

O vídeo abaixo demonstra os esforços da equipe de salvamento para resgatar o cão.

Você viu?

Ir para o topo