EnglishEspañolPortuguês

Ativistas denunciam município que pretende matar animais

30 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

Foto: Urresti
Foto: Urresti

Defensores de animais denunciaram o governo municipal do Guernica na Espanha, que informou ter planos para sacrificar nove cães e um gato abandonados, por que ninguém os adota. As informações são do El Correo.

As organizações “Colectivo antitaurino”, A.P.A., SOS Bilbao, APROVA, ASAAM, Puppy Bilbao e Zaunk em conjunto com outras associações animalistas e vizinhos, apontaram que a ação é uma ameaça que viola a Lei de Proteção de Animais do País Basco. O município alegou que se trataria de um “ultimato”.

Estas organizações receberam um decreto municipal em que o município consultava se estariam interessadas em assumir a tutela dos dez animais abandonados, com a condição de que “dita adoção não poderia gerar gastos ao Município”. Segundo as protetoras, a proposta foi uma chantagem para que não exigissem o compromisso das autoridades competentes.

Assim também afirmaram que a “Campanha de adoção” realizada pelo município foi de pouca duração. “O comunicado chegou apenas na sexta-feira (22) e o prazo para salvar os animais termina neste sábado (30)”, declararam.

As organizações também disseram que procuraram famílias adotantes por sua própria conta, mas que o município tem a responsabilidade de realizar uma gestão de defensa animal, já que o organismo tem um orçamento para esta causa que esta coberta economicamente com impostos dos cidadãos.

Tribunais

A disputa legal que o município teria com a empresa “Zaunk” também é uma questão, já que a empresa era encarregada de abrigar os animais em situação de abandono, mas rompeu o acordo há meses.

A empresa “Zaunk” alegou que o município não cumpriu com a sua parte do acordo e não destinou o orçamento para a organização. “Há meio ano o município ameaça matar os animais e nossa organização está pagando tudo com o dinheiro de nossas carteiras”, denunciou o diretor Gorka Fernández.

Um juiz acertou com a empresa e obrigou o município a pagar a dívida pendente no contrato, assim como os cuidados dos animais. A disputa legal poderia ter continuidade porque a empresa “Zaunk” estaria disposta a chegar até o final para salvar os dez animais. “No caso que levem os animais, vamos solicitar ao município o telefone dos veterinários que irão a matá-los e interviremos com a justiça por delito contra a Lei de Proteção Animal do Pais Vasco”, declararam.

Você viu?

Ir para o topo