EnglishEspañolPortuguês

Vereador luta pelos direitos animais e propõe iniciativas para a causa

29 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Criador de cavalos e tutor de três cães, dois dos quais retirados das ruas, o vereador Vladimir Antonio da Fonseca, o professor Bi (SDD), é autor de lei municipal que institui a Política Municipal de Estímulo à Adoção de Animais Domésticos. O parlamentar ressalta as diversas iniciativas previstas na legislação que propôs, voltadas à conscientização sobre o assunto e incentivos à adoção responsável.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Sancionada pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB), a lei elaborada pelo vereador autorizou o Poder Executivo a disponibilizar espaços nos parques e praças para a realização de feiras e campanhas de estimulo à adoção e guarda responsável. Além disso, a isentar da cobrança de taxas municipais para a realização de feiras de adoção, quando forem promovidas por entidades de proteção aos animais que estejam devidamente cadastradas na Prefeitura – e não haja comercialização dos animais.

A legislação prevê que na primeira semana do mês de outubro de cada ano, quando se comemora a Semana Municipal de Proteção dos Animais, o Poder Executivo, através do órgão competente, fica autorizado a promover as seguintes atividades: palestras que visem à conscientização da população com relação ao tratamento que deve ser dispensado aos animais e com temas voltados à transmissão de doenças, epidemiologia, patogenia, controle e prevenção de doenças relacionadas aos animais domésticos.

A lei idealizada pelo professor Bi ainda autoriza a Administração Municipal a manter cadastro com informações de doadores e donatários dos animais. “A importância dessa legislação como um todo reside no fato de termos muitos animais de pequeno e grande porte abandonados pelas ruas do município”, explica. O próprio vereador acompanha costumeiras apreensões de animais, principalmente de grande porte, que são recolhidos pela Guarda Municipal em uma área na região do Jardim São Manoel.

Segundo o vereador pelo partido Solidariedade, a atual Administração Municipal tem mostrado empenho e pode amplificar o trabalho na área animal implementando as iniciativas sugeridas pela nova legislação. “O prefeito Bill está preocupado com a questão dos animais, tanto é que está promovendo campanhas gratuitas de castração para reduzir a quantidade de abandonos e maus-tratos”, destaca o professor Bi.

Fonte: Novo Momento

Nota da Redação: Apesar da boa iniciativa em relação à guarda responsável, a criação de cavalos envolve o confinamento dos mesmos, que acabam sendo explorados para objetivos humanos ou para o próprio “entretenimento” dos tutores. Os cavalos também devem ter liberdade para viverem suas vidas da maneira como quiserem, como em santuários que os abrigam e permitem ter uma vida com a proteção necessária para evitar qualquer tipo de exploração ou confinamento, ou em seus habitats.

Você viu?

Ir para o topo