EnglishEspañolPortuguês

Sea Shepherd ganha programa especial no Animal Planet

29 de novembro de 2013
5 min. de leitura
A-
A+

Por Maiza Garcia (da Redação)

Sea Shepherd liderou uma campanha bem sucedida, a Operação Tolerância Zero, em 2012. (Foto: Ecorazzi)
Sea Shepherd liderou uma campanha bem sucedida, a Operação Tolerância Zero, em 2012. (Foto: Ecorazzi)

No próximo mês, o canal Animal Planet irá apresentar um evento especial de duas horas que cobre a campanha da Sea Shepherd Conservation Society de 2012, Operação Tolerância Zero. “Whale Wars: a commander rises” irá ao ar no dia 13 de dezembro. As informações são do Global Animal.

O programa contará com o Capitão Paul Watson saindo do seu papel de liderança na organização devido a problemas legais quanto a suas táticas contra baleeiros japoneses na Antártida. Novos comandantes são escolhidos para liderar os quatro navios da frota da Sea Shepherd e exercer a sua missão de defender o Santuário de Baleias do Oceano Antártico. Leia para saber mais sobre o programa e assista à entrevista exclusiva “A baleia que mudou minha vida”, no vídeo abaixo.

Whale Wars volta ao Animal Planet em programa de duas horas de duração que conta sobre a campanha mais dura da Sea Shepherd até hoje.

Nos últimos 35 anos, a Sea Shepherd Conservation Society foi liderada pelo Capitão Paul Watson. Um dos fundadores do Greenpeace, Watson tem sido rotulado como eco-terrorista, fora da lei e, até mesmo, pirata. E nos últimos cinco anos do programa Whale Wars, nomeado ao Emmy®, os telespectadores o assistiram liderando muitas missões nos mares perigosos da Antártida para salvar a vida das baleias majestosas, como capitão do Steve Irwin e como líder da frota de navios da Sea Shepherd. Ele tem se desentendido com muitos governos ao redor do mundo em uma missão para salvar animais marinhos e fez muitos inimigos ao longo do caminho, correndo riscos legais e físicos.

Paul Watson, fundador e presidente da Sea Shepherd Conservation Society, demitiu-se a fim de cumprir uma ordem judicial dos EUA. (Foto: Sea Shepherd)
Paul Watson, fundador e presidente da Sea Shepherd Conservation Society, demitiu-se a fim de cumprir uma ordem judicial dos EUA. (Foto: Sea Shepherd)

Quando a inovadora série retornar ao Animal Planet em um programa de duas horas, no dia 13 de dezembro, “Whale Wars: a commander rises” irá narrar sobre a Operação Tolerância Zero, de 2012, que estava em perigo mesmo antes de começar.

Watson foi forçado a demitir-se como líder da Sea Shepherd no momento em que sua armada partia para o Oceano Antártico. Ele tem sido alvo de dois alertas vermelhos da Interpol (que buscam localizar e prender pessoas procuradas, a fim de extraditá-las) e de uma decisão de uma corte dos Estados Unidos que estabelece limites estritos sobre a forma como os shepherds podem “interagir” com as atividades baleeiras japonesas. Devido a isso, Paul teve que afastar-se de seu papel de liderança. Todos a bordo dos barcos se abalaram com a notícia, se perguntando como aquela importante missão e a própria organização teriam êxito sem a presença do capitão.

Sem liderança e sem a enorme experiência de Watson em abordar agressivamente os baleeiros no mar, os shepherds se viram em uma encruzilhada: qual deles iria assumir a ponta e guiar o grupo na missão perigosa de “morrer pelas baleias”?

Agora com quatro navios, enquanto Watson observava de seu confinamento autoimposto a bordo do Steve Irwin, a pequena armada da Sea Shepherd nomeou quatro novos capitães para continuar a missão: Siddarth “Sid” Chakravarty com o navio principal, Steve Irwin; Peter Hammarstedt no leme do navio quebra-gelo Bob Barker; Jean Yves Terlan pilotando o veloz trimarã Brigitte Bardot; e Luis Manuel Pinho a bordo do navio estreante Sam Simon, uma homenagem ao apoiador, ativista dos direitos animais e produtor executivo de Os Simpsons.

Durante o especial, “Whale Wars: a commander rises” aborda várias histórias angustiantes, todas antecedendo a batalha mais épica de todas as temporadas entre os shepherds e a frota baleeira.

• Será que as equipes permanecerão a bordo ou abandonarão a missão? As tripulações internacionais da Sea Shepherd se deparam com uma decisão que testa suas crenças: “você está disposto a morrer pelas baleias?” Ou pelo menos enfrentar as possíveis consequências legais?

• Será que todas as embarcações ficarão na frota? As ações de um dos capitães recrutados levam a uma tensão entre as tripulações e, finalmente, à retirada de um dos navios, muito mais cedo do que o previsto.

• Será que a tripulação apoiará esses capitães? Um capitão tomou uma decisão importante que quase provocou um motim, mas ele fez a coisa certa?

Juntamente ao programa Whale Wars, o Animal Planet irá apresentar uma experiência online imersiva e inovadora que combina fotos, vídeos, gráficos interativos e sons em uma narrativa poderosa que conta a história de Watson e seus shepherds, além de oferecer a perspectiva dos baleeiros japoneses que eles enfrentam. A experiência online Whale Wars vai estrear no início de dezembro no site animalplanet.com/whalewars.

A Academy of Television Arts and Sciences legitimou Whale Wars, em 2009, por explorar questões de interesse social de uma forma convincente, emocionante e perspicaz, concedendo à série um prêmio de honra e identificando-a como um programa de “televisão com consciência”. A série foi nomeada para um Primetime Emmy® de melhor cinematografia por três vezes, melhor edição de imagem e melhor edição de som, todos na categoria de série de não-ficção. As temporadas de um a quatro da série estão disponíveis em DVD no animalplanetstore.com.

“Whale Wars: a commander rises” é produzido por The Lizard Trading Company para o Animal Planet, usando material bruto filmado pela Sea Shepherd Australia Ltd. durante sua campanha. Liz Bronstein é produtor executivo de The Lizard Trading Company. Jason Carey é produtor executivo e Patrick Keegan é produtor de Animal Planet. Charlie Foley é vice- presidente executivo de desenvolvimento para o Animal Planet e criador da série.

Você viu?

Ir para o topo