EnglishEspañolPortuguês

Gato do mato é resgatado em Ouro Branco (MG)

28 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

 

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

O Centro de Controle de Zoonoses de Conselheiro Lafaiete abrigou para tratamento, uma fêmea de Jaguarundi ou gato-mourisco, popularmente conhecido como gato do mato, o bicho foi encontrado na localidade da Serra do Ouro Branco.

Segundo registro, o animal teria entrado na casa de um morador na cidade de Ouro Branco, próximo da serra, e acabou acuada pelo cachorro da casa. Assim que encontrou o bicho, o dono da residência acionou a Polícia Militar do Meio Ambiente.

Segundo a médica veterinária Carla Sássi, a fêmea deu entrada no Centro de Zoonoses com um quadro agudo desidratação e anemia, apresentando queimaduras nas patas dianteiras, possivelmente ocorrida por alguma vegetação em chamas.

Saiba mais

O jaguarundi (Puma yagouaroundi), também chamado gato-mourisco, eirá, gato-preto e maracajá-preto, é um mamífero da família dos felídeos, encontrado desde os Estados Unidos até ao norte da Argentina. Possui cerca de sessenta centímetros de comprimento de corpo, 45 centímetros de cauda e pesa seis quilogramas. Tem orelhas e pernas curtas e pelagem de coloração marrom pardacenta uniforme, salpicada com pontinhos mais claros na maior parte do corpo (a ponta dos pelos é de cor mais clara), havendo muita variação individual. O jaguarundi tem o hábito de viver em bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, sendo, também, encontrado em lugares secos, com vegetação aberta. Sua alimentação pode ser tanto de mamíferos como de aves, porém dando preferência a presa de grande porte.

Fonte: Estado Atual

Você viu?

Ir para o topo