EnglishEspañolPortuguês

MP de Toledo (PR) cria políticas públicas para animais abandonados

27 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Estimativa aponta que em Toledo há mais de oito mil cães nas ruas (Foto: Divulgação)
Estimativa aponta que em Toledo há mais de oito mil cães nas ruas (Foto: Divulgação)

Mais de oito mil cães estão abandonados nas ruas de Toledo, afirma estimativa da Secretaria de Meio Ambiente. Para reverter esse quadro, o Ministério Público, em parceria com a administração municipal, promove hoje audiência para debater o tema com órgãos e entidades voltados à defesa dos animais.

A reunião foi motivada em razão das constantes denúncias recebidas pela Promotoria do Meio Ambiente acerca do número elevado de cachorros soltos pelas ruas, afirma o promotor Giovani Ferri.

Os animais abandonados representam perigo à saúde pública, devido às doenças que eles podem transmitir, além do risco de causar acidentes. “Por isso, já estamos tomando providências. Já tivemos um avanço em relação ao tema quando criamos uma coordenação de proteção aos animais dentro da secretaria. Vamos começar a encarar esse problema de frente”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Leoclides Bisognin.

Segundo ele, a reunião será fundamental para dar celeridade a alguns projetos, como um veículo específico para o transporte dos animais recolhidos, um médico-veterinário conveniado para prestar atendimentos aos cães e gatos doentes, além dos processos relacionados à castração e à chipagem dos bichos.

Outra medida que já está em fase de implantação é a realização da Feira de Adoção de Animais da ONG Afocato, que ocorrerá, a partir do ano que vem, todos os domingos no Lago Municipal de Toledo, de forma a contribuir para encontrar lares para os animais recolhidos.

Fonte: O Paraná

Você viu?

Ir para o topo