EnglishEspañolPortuguês

Partidos animalistas apelam contra touradas nas cidades da Colômbia

26 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

Foto: Canal Azul
Foto: Canal Azul

Vereadores animalistas expuseram através de um comunicado na terça-feira (20), argumentos contra as corridas de touros, logo após a Côrte Constitucional da Colômbia estabelecer que os prefeitos não poderão proibir as touradas nesse país. As informações são do Canal Azul.

“O pedido permite ao prefeito que, amparado nas normas de contratação, possa se recusar a assinar um contrato com finalidade a apresentar touradas. As entidades públicas não são obrigadas a alugar o imóvel de sua propriedade”, afirmaram.

Uma das vantagens do partido animalista, é a Lei do Espetáculo Público do 2011. “Como a Praça de Touros de Santamaría, por exemplo, é um cenário para eventos públicos, pode apelar-se à normativa, já que na sentença C-666 do ano 2010, se resolveu aceitar as touradas e outros espetáculos com animais, podem continuar, mas acatando a condição de eliminar as condutas cruéis contra os animais”, declararam.

Nesta lei se exclui as touradas e as “brigas de galos” como espetáculos públicos das artes cênicas. “A praça deve acatar os mandamentos legais, entre eles, não realizar eventos com sofrimento e morte de animais”, disse o vereador Diego García.

A pesar de uma posição ideologicamente oposta ao partido Progressista, a vereadora Clara Lucía Sandoval disse que, pelo menos na matéria das touradas, ela está de acordo com o prefeito: “Nós temos defendido a Praça de Touros de Santamaría como cenário cultural e artístico e as coisas não vão mudar por uma simple razão: não existe nenhum contrato para que voltem os touros”, declarou.

Você viu?

Ir para o topo