EnglishEspañolPortuguês

Lista vermelha de animais ameaçados de extinção acrescenta novas espécies

26 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Tem listras como a zebra, mas o Okapi é parente mais próximo da girafa. Animal está seriamente ameaçado de extinção (Foto: Getty Images)
Tem listras como a zebra, mas o Okapi é parente mais próximo da girafa.
Animal está seriamente ameaçado de extinção (Foto: Getty Images)

Símbolo nacional da República Democrática do Congo, o Okapi entrou para a relação dos animais seriamente ameaçados de extinção, segundo a lista vermelha divulgada pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Também conhecida como girafa da floresta, o animal é um dos que foram acrescentados na mais recente atualização do documento, que já conta com 71.576 espécies avaliadas, das quais 21.286 estão na condição de ameaçadas – dessas, quase 200 são espécies de aves.

Na atualização feita na lista, o Okapi, que apesar das listras que lembram as zebras é um parente próximo da girafa, apresentou graves declínios de população. A entidade coloca a caça ilegal, a perda de habitat, bem como a presença de rebeldes, caçadores de elefantes e mineiros ilegais como as principais ameaças à sobrevivência do animal. “Infelizmente a República Democrática do Congo foi devastada pela pobreza e pelos conflitos civis por quase duas décadas, levando à degradação generalizada do Okapi”, aponta Noëlle Kümpel, co-presidente na IUCN.

“Esta atualização na Lista Vermelha da IUCN mostra alguns sucessos de conservação fantásticas, que devemos aprender, para futuros esforços de conservação”, diz Jane Smart, diretor Global do IUCN Biodiversity Conservation Group. “No entanto, a mensagem global permanece sombria. A cada atualização, enquanto vemos melhorias na situação de algumas espécies, há um número significativamente maior de espécies que figuram nas categorias ameaçadas. O mundo precisa urgentemente aumentar os esforços para evitar esta tendência devastadora”.

Segundo matéria publicada no jornal britânico The Guardian, através da destruição dos habitats, da caça e da introdução de predadores em um ambiente a que não pertencem, a ação humana tem se tornado a principal responsável pela maior extinção em massa na Terra desde que os dinossauros desapareceram.

Fonte: Terra Notícias

Você viu?

Ir para o topo