EnglishEspañolPortuguês

Filhote de cachorro é vítima de maus-tratos e mobiliza protetores

26 de novembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Cão é encontrado com pênis cortado em São Vicente, SP (Foto: Carlos Alberto Molina / Arquivo Pessoal)
Cão é encontrado com pênis cortado em São Vicente, SP
(Foto: Carlos Alberto Molina / Arquivo Pessoal)

Um cãozinho abandonado virou motivo de preocupação para uma moradora do bairro Vila Voturuá, em São Vicente, no litoral de São Paulo. O filhote foi encontrado neste fim de semana e, além de estar solitário, apresentava sinais de maus-tratos: o pênis e a bolsa escrotal foram cortados a sangue frio.

Márcia Siqueira Utrera conta que levou um susto ao ver o bicho. Ela acredita que alguém colocou o cachorro por baixo do portão de sua casa, pois os moradores da rua sabem que ela cuida de animais. “Ele é muito pequeno. Achei que não ia sobreviver. Tentei dar algo para ele comer, mas ele não quis. Além disso, o animal nem sentava. Foi quando notei que ele tinha uma inflamação, próxima ao ânus”, descreve.

Veterinário publica foto com o cão após ser tratado (Foto: Carlos Alberto Molina / Arquivo Pessoal)
Veterinário publica foto com o cão após ser tratado
(Foto: Carlos Alberto Molina / Arquivo Pessoal)

Sem saber o que fazer ou condições financeiras para tratá-lo, Márcia levou o cão para um veterinário de confiança, que já havia cuidado de outros bichos seus. “Eu fiquei muito triste com o que aconteceu e me prontifiquei a ficar com o animal para tratá-lo. O filhote tem cerca de 30 dias e chegou chorando muito. Ao que tudo indica, ele teve as partes íntimas cortadas a sangue frio, com uma tesoura”, conta o veterinário Carlos Alberto Molina. Segundo ele, o cachorrinho passou horas latindo de dor.

A princípio, a maior preocupação do profissional era ver se o cão ia conseguir urinar, pois não foi possível ter um diagnóstico rápido se a uretra do animal estava completa. “Foi um alívio, pois ele urinou e, além disso, conseguiu se alimentar normalmente”, conta. Agora, Molina se dedica a fazer curativos no cão e, em breve, deve realizar as cirurgias necessárias para reconstituir o que foi cortado.

Inconformado, o veterinário demonstrou sua indignação em uma rede social. “Quem fez isso com o animal merece punição. É muita crueldade machucar um bichinho tão pequeno”, afirma. A internet também foi muito importante para Molina localizar um lar para o animal. “Três pessoas já se ofereceram para adotá-lo. Acredito que ele ficará comigo por cerca de um mês para ser cuidado e medicado. Depois, ele já poderá ir para o novo dono”, diz.

Molina conta que o animal já está bem melhor. Para provar isso, nesta segunda-feira (25), ele publicou em sua página na rede social uma foto ao lado do filhote, com os dizeres: “Adivinha quem está bem? Comeu, bebeu água e fez xixi”.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo