EnglishEspañolPortuguês

Polícia Militar apreende de 1.700 aves de Iguatu (CE)

25 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

A Polícia Militar apreendeu neste fim de semana no Bairro Alto do Jucá, em Iguatu, a 400 Km de Fortaleza ,1.700 aves, conhecidas como ‘avoantes’, que seriam comercializadas na região. Segundo a polícia, as aves estavam dentro de sacos em um veículo. O condutor, segundo a polícia, um homem de 36 anos foi preso e levado para Delegacia de Polícia Civil onde responderá por crime ambiental.

As aves apreendidas foram encaminhadas para as dependências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para serem adotados os procedimentos cabíveis. Ave característica no Ceará, historicamente, a avoante foi inserida na cultura local como uma carne comum, mas a caça e o consumo do animal é ilegal.

Avoante, ave protegida por lei (Foto: Reprodução Internet)
Avoante, ave protegida por lei (Foto: Reprodução Internet)

De acordo com a legislação, é crime “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”.

A lei diz ainda que comete crime “quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”.

A avoante, cujo nome científico é Zenaida auriculata, tem como principais pontos de reprodução municípios como Aiuaba, Tauá, Pedra Branca e Boa Viagem.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo