EnglishEspañolPortuguês

Orangotango lamenta perda de dedos após plantações na Indonésia destruírem sua casa

25 de novembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Meirelles (da Redação)

Aos quatro meses de idade, um orangotango está se recuperando depois de ter as pontas dos dedos decepados, supostamente durante limpezas florestais para uma nova plantação de óleo de palma no Borneo indonésio.

Sura, que foi descoberto por um morador da aldeia Tumbang Koling em East Kotawaringin Regency, está voltando à saúde por especialistas no centro de resgate de Nyaru Menteng.

Veterinários realizaram um exame de saúde completo e descobriram que três de seus dedos tinham sido cortados por um instrumento de corte.

 Trágico: Sura, quatro meses de idade, foi encontrado em meio aos destroços de sua casa com os dedos cortados por um facão Sura agora precisa ser cuidado por uma babá em tempo integral.
Trágico: Sura, quatro meses de idade, foi encontrado em meio aos destroços de sua casa com os dedos cortados por um facão
Sura agora precisa ser cuidado por uma babá em tempo integral.

A instituição de caridade britânica Borneo Orangutan Survival Foundation está ajudando a financiar o centro e os cuidados de Sura.

É o mais recente escândalo que surge na controvérsia sobre o desmatamento e sobre os direitos animais, pois as empresas têm acabado com vida selvagem da Indonésia para construir plantações de óleo.

As novas plantações provocaram um rápido declínio na população de orangotangos.

Vergonhoso: Ambientalistas alertam que este é o mais recente em uma série de ataques brutais contra as criaturas inocentes.
Vergonhoso: Ambientalistas alertam que este é o mais recente em uma série de ataques brutais contra as criaturas inocentes.

Ambientalistas temem que tenham anos de trabalho à frente deles na educação de aldeias remotas sobre a necessidade de proteger, não capturar ou matar esses animais cujos números estão caindo drasticamente.

Cerca de 100 anos atrás, pensava-se que havia 315 mil orangotangos na natureza, mas hoje existem menos de 54.000 em Borneo e apenas cerca de 6.000 na ilha indonésia de Sumatra.

Como os fabricantes procuram lugares para cultivar óleo de sabonetes e perfumes, os habitats naturais dos primatas estão sendo lavrados por tratores.

Ataque: Veterinários que examinaram Sura dizer os dedos foram cortados por uma faca ou um facão durante o desmatamento
Ataque: Veterinários que examinaram Sura dizer os dedos foram cortados por uma faca ou um facão durante o desmatamento.

E agora sem teto, muitos foram capturados por moradores locais, abusados, e usados para o entretenimento.

No mês passado, o Resgate Internacional de Animais salvou um orangotango de Tempurkan, que não tinha comida ou água e estava sendo forçado a dançar e lutar com os humanos.

Alertados por um morador, a instituição de caridade encontrou Ael – o que significa “Santa” – a sedaram e, em seguida, a levaram para um centro de resgate. Ela vai ser solta na natureza quando uma área segura na floresta for encontrada para ela.

Enquanto isso, os moradores foram informados de que capturar e manter um orangotango é contra a lei na Indonésia.

 Resgate: Ele está sendo cuidado por uma babá em tempo integral no Centro de Resgate de Nyaru Menteng, no Borneo Indonésio.
Resgate: Ele está sendo cuidado por uma babá em tempo integral no Centro de Resgate de Nyaru Menteng, no Borneo Indonésio.

Você viu?

Ir para o topo