EnglishEspañolPortuguês

Homem é detido após ser flagrado com aves nativas em Votuporanga (SP)

24 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Um homem foi detido por policiais ambientais na manhã de ontem, em uma propriedade rural, na cidade de Riolândia. Ele foi flagrado por porte ilegal de arma e também por manter animais espécies nativa em cativeiro.

De acordo com a Polícia Ambiental de Votuporanga, durante patrulhamento na área rural, militares localizaram em uma propriedade três armas de fogo, sendo uma espingarda cartucheira calibre 28, um rifle calibre 22 e uma garrucha calibre 22, além de munições.

Ainda em busca pelo local, policiais ainda encontram, três canários da terra, um trinca ferro, um filhote de papagaio e um filhote de arara-canindé, espécie em extinção. Tanto as aves e quanto as armas estavam de posse do lavrador M.A.C, 42 anos, o qual não possuía nenhuma autorização para criação das aves e nem registro das armas.

Diante da situação foi dada voz de prisão ao autor por posse ilegal de arma de fogo (Artigo 12 da lei 10.826/03) e por manter espécies nativas em cativeiro (Artigo 29 da lei 9.605/98), sendo conduzido até a delegacia de Riolândia, onde o delegado ratificou a voz de prisão dada, arbitrando fiança em R$ 3 mil.

A fiança foi apresentada e o lavrador responderá pelos crimes em liberdade. M.A.C ainda foi autuado em R$ 7,5 mil, por estar mantendo as aves irregularmente em cativeiro

As aves adultas por estarem ainda em estado bravio foram soltas na natureza e os filhotes de papagaio e da arara-canindé, forma destinados a um criadouro conservacionista, para o seu desenvolvimento e readaptação ao meio ambiente para posteriormente serem soltos em seu habitat natural.

Fonte: A Cidade de Votuporanga

Você viu?

Ir para o topo