EnglishEspañolPortuguês

Unicastelo faz parceria para salvar animais silvestres

22 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Representantes da Unicastelo, da Polícia Ambiental e do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) se reuniram para apresentar o excelente resultado da parceria que envolveu as instituições durante a obra de duplicação da Rodovia Euclídes da Cunha.

Nesse período, todo o animal capturado, machucado ou não, era levado ao Hospital Veterinário da Unicastelo, que foi a única instituição a receber e tratar destes animais no trecho de São José do Mirassol até Santa Fé do Sul (SP).

Em contrapartida a este trabalho da universidade, o Departamento de Animais Silvestres recebeu, em doação do DER, equipamentos e materiais necessários para lidar com esses animais. Entre as doações recebidas está um aparelho de ultrassom portátil, moderno equipamento que é exclusivo apenas de grandes centros de tratamento veterinário.

Participaram de encontro o coordenador de planejamento do Campus Fernandópolis, Humberto Cáfaro Filho, Rafaela Barcelos e Éverson Grigoleto, do DER, o 3º Sargento Melo e o Capitão Siconeli, da Polícia Ambiental de Fernandópolis, além de colaboradores do Hospital Veterinário, alunos e professores que fazem parte do projeto. Segundo Cáfaro, para atender a esses animais a Unicastelo está construindo um viveiro para as aves silvestres se adaptarem até o período de soltura.

“A maioria dos animais trazidos são aves, e todas as ações de resgate e transporte são feitas ou acompanhadas pela Policia Ambiental de Fernandópolis”, destaca o coordenador.

Além dos animais feridos durante a obra de duplicação, muitos outros, resgatados pela Polícia Ambiental, são trazidos e tratados no hospital Veterinário.

Formando alunos com acompanhamento de professores, o GEAS (Grupo de Estudos de Animais Selvagens) participa ativamente de todo o processo, um diferencial na formação dos alunos do curso de Medicina Veterinária da Unicastelo que se tornou destaque.

Fonte: Região Noroeste

Você viu?

Ir para o topo