EnglishEspañolPortuguês

Cães também podem fazer acupuntura

22 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
A prática serve para curar doenças e é muito eficaz. (Foto: Divulgação)
A prática serve para curar doenças e é muito eficaz. (Foto: Divulgação)

A acupuntura é um método terapêutico baseado no que é chamado de “energia da vida”.

Vinda da medicina tradicional chinesa, ela tem como meta restaurar a saúde através do equilíbrio da energia vital. É muito famosa por ser usada em seres humanos, para os mais diversos tratamentos. O que muitas pessoas não sabem é que a acupuntura também pode ser feita em animais.

Há diversos médicos veterinários que se especializam na técnica e a utilizam para melhorar a vida dos bichos. Nas sessões de acupuntura veterinária, determinados pontos do corpo do animal são estimulados através, principalmente, da inserção de agulhas. Segundo o médico veterinário Dr. Alexandre Eduardo Ribeiro, essa técnica pode ser usada para quase tudo. “A acupuntura pode ser usada praticamente em todas as doenças, como único tratamento”, explica.

Quando usar?

Há vários casos de sucesso, aos quais a acupuntura veterinária está diretamente ligada, pois é usada nos mais diferentes quadros clínicos. “Principalmente no controle da dor e problemas no aparelho locomotor ou coadjuvante, auxiliando tratamentos convencionais. Seu principal benefício é a ausência de efeitos colaterais e contra indicações, podendo assim ser aplicada em animais com restrições a tratamentos convencionais”, relata Dr. Alexandre.

“A acupuntura vem sendo utilizada associada a tratamentos convencionais em diversas doenças com muito sucesso. Um exemplo foi um caso de uma cadela, que tinha paralisia nos membros posteriores, devido à sequela de uma doença neurológica. Quando foi tratada com drogas convencionais e acupuntura, voltou a andar”, completa o especialista.

Cada sessão do tratamento pode durar entre 20 e 40 minutos e a frequência delas varia de uma a três vezes por semana, de acordo com o caso. Os animais que têm doenças mais graves precisam, na maioria das vezes, de maior frequência de sessões. Quem irá determinar a gravidade e de quanto em quanto tempo deve ser feita, é o médico veterinário. No geral, os cães aceitam bem a aplicação da técnica e ficam quietinhos.

Os preços variam de acordo com o profissional, a cidade e a duração da sessão. Cada uma pode custar em média de R$ 60,00 a R$120,00.

Onde fazer?

Há diversos centros de acupuntura veterinária, com profissionais especializados e aptos a aplicar a técnica, trazendo benefícios aos bichinhos. Uma ótima maneira de encontrar bons profissionais é conversando com o médico do cachorro e pedindo indicações de profissionais habilitados.

Fonte: Yahoo Notícias

Você viu?

Ir para o topo