EnglishEspañolPortuguês

Associação luta por melhores condições para os animais

22 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Assim como Jaraguá do Sul possui a Associação Jaraguaense Protetora dos Animais (Ajapra), desde março de 2013 o município de Massaranduba conta com a Associação Massarandubense de Proteção aos Animais (Ampra).

Os trabalhos iniciaram oficialmente em junho desse ano, e a entidade possui 25 voluntários. “Nossa missão é conscientizar as pessoas e comunicar todo e qualquer assunto relacionado á maus-tratos e proteger os animais”, explica a voluntária e integrante da comissão de adoção, Franciele Mainara Ronchi.

Mesmo sem sede própria e abrigo, a Ampra já realizou duas feiras de adoção e uma cãominhada, além de campanhas na internet, como a “Azar mesmo é não ter o amor de um gato preto”, onde os tutores mandavam as fotos de seus gatos pretos para a entidade, e elas eram divulgadas no facebook.

Na primeira feira, em parceria com a Via Credi de Massaranduba, sete cães, dois gatos, e uma coelha conseguiram um lar. Na segunda, realizada em setembro, apenas dois, dos sete cachorros conseguiram um novo lar, porém, posteriormente os outros animais também foram adotados. Paralela à segunda feira, a Ampra também realizou uma cãominhada, que reuniu mais de 50 participantes.

A entidade não faz o recolhimento de animais, e por isso precisa optar por caminhos alternativos para atender os bichinhos, que quando são encontrados na rua em más condições ou maltratados, se tornam prioridade. “A partir dai começa a busca de lares solidários, que é uma das maiores dificuldades. Geralmente eles ficam na casa dos voluntários até encontramos um lar”, explica Franciele. As redes sociais são umas das formas que a entidade encontrou para divulgar e contar a história do animal.

Antes de serem recolhidos para um novo lugar os animais recebem uma avaliação e cuidados higiênicos com as clínicas parceiras da entidade, como Cantinho Pet e Ponto Cão.

Segundo Franciele, os casos de abandono são recorrentes no município e com a chegada do final do ano muitas pessoas deixam seus animais para trás para ir à praia. “Por isso nosso alvo é conscientizar as pessoas e proteger esses seres mais que especiais”, conclui.

A Ampra possui postos de coleta para doações no Mercado Kajota, Cantinho Pet e Ponto Cão e mais informações podem ser adquiridas pela página no facebook ‘AMPRA-Associação-Massarandubense-de-Proteção-aos-Animais’.

Feira em Guaramirim

Neste sábado, dia 23, a Ajapra em parceria com a clínica Filhotes & Mascotes realiza uma feirinha de adoção das 9h30 às 13h. Cerca de 20 animais estarão à espera de um lar. A clínica está localizada na Rua 28 de Agosto, 3410.

Fonte: O Regional SC

Você viu?

Ir para o topo