EnglishEspañolPortuguês

Mulher resgata gato-do-mato acreditando ser um gato doméstico

21 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

 

Filhote de gato-do-mato-pequeno foi transferido para Uberlândia (Foto: Cláudio Yudi/Arquivo Pessoal)
Filhote de gato-do-mato-pequeno foi transferido para Uberlândia (Foto: Cláudio Yudi/Arquivo Pessoal)

Um filhote de gato-do-mato-pequeno foi encaminhado nesta quarta-feira (20) para o Laboratório de Ensino e Pesquisa Em Animais Silvestres (Lapas) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O animal estava internado no Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) desde a terça-feira (19), após ser levado pela Polícia Ambiental de Sacramento, no Triângulo Mineiro. O gato-do-mato foi levado por uma dona de casa que o adotou e estranhou o comportamento dele.

Segundo os militares, crianças acharam o felino na rua e começaram a brincar com o gato-do-mato. O animal foi resgatado por uma dona de casa, que começou a cuidar dele imaginando que fosse um gato doméstico. A Polícia Ambiental foi acionada, pois o felino apresentava características comportamentais diferentes. O animal foi levado para o HVU, para avaliação e identificação.

De acordo com o veterinário Cláudio Yudi, no exame clínico foi constatado que se tratava de uma fêmea, com aproximadamente três meses de idade. Ela não apresentava nenhuma lesão aparente superficial e foi batizada com o nome de Paloma.

Ainda segundo o veterinário, o gato-do-mato-pequeno é o menor felídeo brasileiro (Leopardus tigrinus) e parente próximo da jaguatirica (Leopardus pardalis). Vive em diversos biomas brasileiros inclusive no cerrado e alimenta-se de pequenos roedores e lagartos. Esse felídeo está presente na Lista de Espécies Ameaçadas do Instituto Chico Mendes (Ibama) como “vulnerável”, podendo, futuramente estar ameaçado de extinção.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo