EnglishEspañolPortuguês

Manifestações no Dia Mundial Contra o Foie Gras acontecem em vários países

21 de novembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Vinicius Siqueira (da Redação)

Nesta quinta-feira (21) ativistas do mundo todo se mobilizarão em frente às embaixadas francesas de seus países em sinal de protesto contra a a alimentação forçada (gavagem) de patos e gansos para a produção de foie gras. Esta iniciativa fará parte de toda a rede de atuação do primeiro Dia Mundial Contra Foie Gras, seguindo o chamado da ONG francesa L214 e dando suporte aos grupos internacionais, “Animal Equality” e “Viva!”.

Na Inglaterra, os ativistas irão protestar em frente a embaixada francesa utilizando vídeos que mostram a crueldade da alimentação forçada em aves na França e darão ao embaixador uma carta exigindo que a França coloque um fim neste tipo de prática em seu território.

Enquanto a oposição ao foie gras vem crescendo e, com isso, Califórnia, Israel e inúmeros países da Europa, já baniram a gavagem em patos e gansos, a França aparece como um dos últimos bastiões do foi gras. Como resposta ao crescente questionamento a essa prática, o país decidiu elevar o foie gras para o status de “herança cultural e gastronômica protegida”, celebrando a gavagem como uma “exceção cultural francesa”.

O primeiro Dia Mundial Contra o Foie Gras pretende ter certeza que a voz dos animais é ouvida e buscar atenção internacional ao sofrimento causado pela alimentação forçada.

“A reputação da França é machada pelo tratamento deplorável que patos e gansos recebem na produção de foie gras. Nós exigimos que a frança escreva uma nova página em sua gastronomia, retirando do menu aquilo que não é em nada diferente de um fígado de ave doente e torturada” Disse Laura Gough, porta-voz da Animal Equality UK.

Cerca de 100 mil assinaturas serão entregues ao governo como parte das atividades do dia. A petição atraiu assinaturas de todo o mundo e é direcionada ao governo do Reino Unido e ao Parlamento Europeu e pede pelo banimento da produção e importação de foie gras em toda a Europa.

Manifestações similares ocorrerão em Paris, Lyon, Nantes, Lille, Stuttgart, Berlin, Madrid, Barcelona, Vigo, Brussels, Genève, San Francisco and Wellington.

A gavagem consiste na alimentação forçada de aves com uma larga quantidade de alimentos sem o menor balanceamento nutricional por meio de um tubo de metal que é inserido em suas gargantas. Para prevenir que as aves escapem, os responsáveis pelo processo normalmente as prendem em gaiolas fechadas. Em duas semanas, seus fígados aumentam de tamanho em 10 vezes. Muitos patos e gansos morrem durante o processo de alimentação forçada como uma consequência dos machucados e infecções causados pelo tubo de metal que é inserido em suas gargantas, ou pela falência de órgãos vitais.

A França, por sua vez, é a líder mundial na produção de foie gras, com 20 mil toneladas produzidas por ano, o que representa 75% de toda a produção mundial. Junto à França, mais quatro países da Europa continuam a produzir este horrível produto: Bulgaria, Hungria, Espanha e Bélgica.

Patos representam o maior número de animais explorados neste processo: 40 milhões de patos são submetidos à gavagem, enquanto centenas de milhares de gansos são explorados exclusivamente na França.

O Comitê Europeu Científico sobre Saúde Animal e Bem-Estar Animal enfatiza que “alimentação forçada, exatamente da maneira como é praticada, acontece em detrimento do bem-estar das aves”.

Você viu?

Ir para o topo