Projeto promove gratuitamente esterilização cirúrgica de cães e gatos em Realeza (SC)


(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, irá promover gratuitamente a esterilização cirúrgica de cães e gatos, no município de Realeza. A ação é voltada principalmente às famílias com alguma vulnerabilidade social e que participem de programas sociais, como o Bolsa Família, sem pretender excluir a população em geral. Os procedimentos cirúrgicos irão ocorrer na Unidade de Medicina Veterinária, sob a responsabilidade de professores, com a participação de técnico-administrativos em educação e acadêmicos de Medicina Veterinária.

A esterilização faz parte da segunda etapa do “Projeto Controle populacional de cães e gatos através de castração cirúrgica como ferramenta no controle de zoonoses no município de Realeza”, que está inserido no Programa de Extensão voltado a “Saúde pública e o bem-estar animal”. A primeira fase do projeto promoveu ações educativas nos colégios e nas escolas da rede pública de ensino de Realeza. Foram desenvolvidos materiais didáticos, como folhetos explicativos e apresentações, que foram divulgados por meio de palestras e debates.

Para realização dos atendimentos, será criado um cadastro das pessoas e famílias beneficiárias de ações sociais e que tutelam cães e gatos, com interesse em esterilizar os animais cirurgicamente como forma de controle populacional. O cadastro será realizado entre os dias 18 de novembro a 13 de dezembro, na Unidade de Medicina Veterinária, ou através do telefone (46) 3543-8347.

Após o cadastro, os inscritos serão convocados, para avaliação clínica e laboratorial dos animais. Os pacientes considerados aptos ao procedimento, terão as cirurgias agendadas para as semanas seguintes, obedecendo à ordem de inscrição e tendo prioridade aqueles casos caracterizados como possuindo vulnerabilidade social.

Fonte: UFFS


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

RIO DE JANEIRO

ALTERNATIVA VEGANA

GENEROSIDADE

REABILITAÇÃO

EMPATIA

RECEPÇÃO

FINAL FELIZ

SEM FERIMENTOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>