EnglishEspañolPortuguês

Postagens de fotos vexatórias na Internet minam dignidade dos animais

19 de novembro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Cão é exposto pelo tutor por ter comido um bolo de aniversário: "Eu comi o primeiro bolo de aniversário dos gêmeos. Não tenho vergonha". Foto: Daily Mail
Cão é exposto pelo tutor por ter comido um bolo de aniversário: “Eu comi o primeiro bolo de aniversário dos gêmeos. Não tenho vergonha”. (Foto: Daily Mail)

Postar fotos de cães como se tivessem mau comportamento e ao lado de mensagens como se fossem “ditas por eles” é a nova mania de muitos tutores em todo o mundo.

Mas os veterinários têm dado a isso o nome de “dog shaming” (“vergonha aos cães”), alertando que a atitude é realmente prejudicial aos animais envolvidos.

Mastigar uma perna da cadeira, cavar um canteiro de flores e destruir o sofá são apenas alguns dos “crimes” que levaram os tutores de cães a “nomear e envergonhar” online os animais domésticos. As informações são do Daily Mail.               

A prática envolve um cachorro com aparência envergonhada fotografado na cena em que supostamente cometeu alguma travessura, com dizeres em um papel a transmitir exatamente o que ele teria feito de “errado”.

A mania tornou-se tão popular que vários sites e perfis de Twitter foram criados com o objetivo de expor fotos desse tipo.

Mas enquanto tudo isto pode parecer uma diversão carinhosa, veterinários e especialistas em direitos animais discordam.

Eles afirmam que os animais com aparência de “culpados” estão realmente com medo ou ansiosos, e que essas atitudes dos tutores estão minando a dignidade desses animais.

Caroline Kisko, uma secretária do Kennel Club que estudou várias fotografias desse tipo, disse ao The Telegraph: “A idéia de envergonhar um cão publicamente é um disparate”.

“Você não zombaria de alguém da sua família ou de seus amigos dessa forma, então por que o faz com o seu cão?”, pergunta ela.
"Eu matei o sofá para você. De nada". Foto: Daily Mail
“Eu matei o sofá para você. De nada”. (Foto: Daily Mail)
"Eu chequei sua correspondência, seu diploma de mestrado chegou!!! Estou tão orgulhoso de você. Com amor, Kerby". Foto: Daily Mail
“Eu chequei sua correspondência, seu diploma de mestrado chegou!!! Estou tão orgulhoso de você. Com amor, Kerby”. Foto: Daily Mail

“Poderia ser um pouco divertido, se fosse mantido em um nível razoável, mas as pessoas levam isso longe demais e deixa de ser engraçado para o cão. Os cães têm um nível de dignidade e não queremos que isso seja minado. Eles são destinados a serem nossos companheiro, não uma piada”.

As fotos vexatórias mais comuns são de cães que destruíram pertences dos seus tutores.

Enquanto muitos tutores argumentam que esse é um comportamento típico de um cão, especialistas sugerem que pode ser um sintoma de stress ou de doenças ocultas.

O Professor Peter Neville, do Centro de Etologia Animal Aplicada, disse à reportagem que os tutores que acreditam que seu animal deve ser capaz de sentir culpado por suas ações são provavelmente aqueles que estão fazendo-os se sentir ameaçados ao defrontá-los com uma contravenção.

Ele disse que os tutores que expõem seus animais domésticos online em fotos que causam vergonha podem causar “estresse grave ou até mesmo crônico” nos animais, o que pode levá-los à depressão, à baixa imunidade, deixando o cão infeliz e deteriorando a relação entre o mesmo e seu tutor.

Os alertas vieram depois de um estudo conduzido pela Drontal, o fabricante de medicamentos veterinários, que revelou que muitos tutores consistentemente interpretam o “medo” dos animais como “culpa”.

"Eu esperei uma fresta na porta e fugi por ela. Fui para a escola de cães. Sou um idiota - Grizmo". Foto: Daily Mail
“Eu esperei uma fresta na porta e fugi por ela. Fui para a escola de cães. Sou um idiota – Grizmo”. Foto: Daily Mail

 

"Eu mastiguei a mangueira e inundei o quintal". Foto: Daily Mail
“Eu mastiguei a mangueira e inundei o quintal”. Foto: Daily Mail

 

"Eu fix xixi no carpete...duas vezes". Foto: Daily Mail
“Eu fix xixi no carpete…duas vezes”. Foto: Daily Mail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Eu tomei o leite do bebê e comi a mamadeira também. Mas eu amo o bebê". Foto: Daily Mail
“Eu tomei o leite do bebê e comi a mamadeira também. Mas eu amo o bebê”. Foto: Daily Mail

 

Você viu?

Ir para o topo