EnglishEspañolPortuguês

Motorista é preso após levar dois cães pendurados na porta de carro

17 de novembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

Foto: Youtube
Foto: Youtube

Nesta semana muitas denúncias foram feitas nas redes sociais após a publicação de um vídeo no YouTube mostrando um motorista que levava em um saco dois filhotes pendurados na porta do seu carro Mercedes Benz, enquanto estava dirigindo a 60 quilômetros por hora, no município de La Granja de Santiago de Chile, no Chile. O indivíduo finalmente se entregou à polícia. As informações são do Eldinamo.

O acusado foi identificado como Luis Soza Cuevas, 54 anos, e foi seguido e gravado pelo ativista Osvaldo Duran, enquanto carregava os cães desde sua empresa na Avenida Amerigo Vespucio até o cruzamento das avenidas La Serena com Santa Rosa, onde os cães foram abandonados.

No vídeo da denuncia, o automóvel após de ser visto nas ruas com os cães a alta velocidade é perseguido e confrontado por outro veículo, até que começam a discutir diante da situação

Desde o PDI (Policia de Investigações de Chile), o funcionário Gonzalo Aljaro, da Brigada de Investigação de Crimes Ambientais (Bidema) revelou que o executivo chegou à unidade policial, após ser procurado por oficiais, que tentaram localizá-lo em sua casa, e deixaram um número de telefone.

“Foi coordenada a declaração de culpado aqui na unidade. Ele explicou que não era tutor dos cães, que os animais estavam em uma propriedade dele que fica no município da La Granja e como não eram dele decidiu deixá-los na rua”, detalhou o chefe de polícia.

Quando o Soza foi perguntado por que realizou esse evidente ato de crueldade, justificou que “estavam cheios de carrapatos” e que de modo nenhum ele os carregaria em seu veiculo.

O empresário acrescentou que ele encontrou os dois filhotes na sua propriedade dias antes, que os alimentou e com ajuda de um parente tentou remover os carrapatos, mas decidiu deixá-los em uma área onde os cães não seriam atropelados.

Denúncia por maus-tratos a animais

Depois de gravar as imagens, Duran enfrentou Luis Soza no trânsito, lançou a gravação nas redes sociais, em seguida, realizou a denúncia na Bidema (Polícia Animal do Chile).

“Não deixa de ser importante que ele detido e que vá embora como um delinquente. Foi tomado como uma pessoa normal. O que ele fez é errado e deve ser repudiado e punido por todo o mundo”, disse o ativista de direitos animais, que também chegou à delegacia para testemunhar contra o empresário.

Luis Soza terá denúncia formalizada com a acusação de abuso de animais e agora tem o risco de ser multado em 30 UTM (Unidade Tributaria Mensal) até três anos de prisão.

No tanto os dois pequenos animais já foram recolhidos, banhados, e os ferimentos que tinham foram tratados. A parte da cauda de um dos filhotes teve que ser amputada. Os cães estão agora em um lar adotivo do agrupamento animalista “Perritos de Rinconada”.

O vídeo da denúncia:

Você viu?

Ir para o topo