EUA oferece um milhão de dólares para combater o tráfico de animais


Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Departamento de Estado no Washington, nos EUA anunciou nesta quarta-feira (13) que vai oferecer uma recompensa de um milhões de dólares (aproximadamente dois milhões e meio de reais), para desmantelar uma rede de tráfico internacional de elefantes, rinocerontes e outros animais silvestres, especialmente cobiçados por seu marfim. As informações são da AFP.

Essa recompensa faz parte de um novo programa de diplomacia dos EUA para combater o “Crime organizado transnacional”, disse o secretário de Estado, John Kerry, em um comunicado.

A diplomacia americana busca informações relacionadas ao “desmantelamento da rede Xaysavang, com sede no Laos, e com filiais na África do Sul, Moçambique, Tailândia, Malásia, Vietnã e China”, disse Kerry.

A rede é acusada de promover “o trafico de animais em perigo de extinção como elefantes, rinocerontes e outras espécies ambicionadas pelo marfim” denunciou.

Kerry avaliou que os produtos do tráfego global que vêm da vida selvagem, além do incrível dano aos animais, como assassinatos em série e envenenamentos, geram “entre 8.000 e 10 mil milhões de dólares por ano (19 mil milhões a 23 mil milhões de reais), que financiam outras atividades ilegais, como o tráfico de armas, drogas e tráfico de seres humanos”.

O sofrimento de animais devido ao comércio de marfim dobrou desde 2007 e mais do que triplicou nos últimos 15 anos. Os mercados da Ásia e do Oriente Médio são os principais destinos, onde os ossos de animais são reduzidos a pó para uso na medicina tradicional.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

LIBERDADE

PROTEÇÃO ANIMAL

COVARDIA

RETROCESSO

UMA ESPIRAL VIRAL

TRÁFICO

CRIME

ESCRAVIDÃO E MORTE

EXPLORAÇÃO

COMPANHEIRISMO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>