EnglishEspañolPortuguês

Cerca de 130 mil animais precisam de ajuda nas Filipinas após tufão

16 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Vinicius Siqueira (da Redação)

Animais sendo resgatados do tufão Yolanda. (Foto: Chuvaness.com)
Animais sendo resgatados do tufão Yolanda. (Foto: Chuvaness.com)

O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, declarou estado de calamidade devido ao tufão Yolanda (também denominado tufão Haiyan) e pediu rapidez na ajuda às vítimas, na tragédia que é considerada a pior já ocorrida no país.

A International Fund for Animal Welfare (IFAW) e a Humane Society International (HSI) ajudaram distribuindo equipes para o socorro dos animais que foram atingidos por esta horrível tragédia.

Uma equipe de cinco especialistas, focada inteiramente nos animais, foi mandada pelas entidades, incluindo três veterinários, diretamente para o nordeste na região de Cebu, enquanto se preparam para enviar mais equipes para outras duas ilhas do país, assim que possível.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: IFAW
Foto: IFAW

Um representante da IFAW disse que mais de 130 mil animais estavam em situação de risco nas regiões afetadas pelo tufão. Segundo o representante, “não há o número exato de animais que foram afetados pelo Yolanda”, e por isso a preocupação aumenta a cada instante.

Kelly O’Meara, representante da HSI, informou que “baseado em nossas experiências prévias em relação à reação das pessoas após um desastre animal, e tomando como base nosso conhecimento nas Filipinas, nós assumimos que animais domésticos foram evacuados com suas famílias e, assim como eles, estão sem lar”.

Ela ainda completou que “nosso time fará uma avaliação inicial, mas eles irão se focar na ajuda aos campos de desabrigados construídos pelas Nações Unidas e pela Cruz Vermelha e outras organizações, já que esperamos um número de animais que precisarão de ajuda nestes locais (comida, ajuda veterinária, vacinação e etc). Após a avaliação estar completa, faremos nosso planejamento de maneira completa para enviar o suporte específico necessário e conseguir ajudar da melhor maneira os animais necessitados”.

Ajudar animais nesta situação é uma maneira profunda e direta de ajudar, também, as famílias que estão passando por este momento de desespero. Não se trata de escolher entre uns ou outros, entre humanos ou não humanos. Toda pessoa que ama os animais sabe como seria incrível a sensação de se reunir com seu animal após uma catástrofe. Organizações em prol dos animais e sem fins lucrativos tem uma tarefa logística e física enorme para prover o resgate, cuidados e tratamento humano para mais de 100 mil animais que sofrem com esta crise sem precedentes.

Você pode realizar doações que ajudarão as iniciativas para salvamento e ajuda de animais atingidos pelo desastre por meio deste link.

Você viu?

Ir para o topo