EnglishEspañolPortuguês

Comunicação para um mundo melhor

14 de novembro de 2013
5 min. de leitura
A-
A+

“Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.”- Sócrates

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara”- João 8:32

Quando Jesus disse essas palavras, com sua imensa sabedoria, já devia imaginar que a verdade não é a libertadora só dos homens, ela é a libertadora de todos os seres vivos, inclusive os animais.

O conhecimento da verdade esclarece e resgata da ignorância a alma estagnada em preconceitos. Traz novas informações para que o homem compreenda de forma mais completa e imparcial o mundo que o cerca. A “Verdade” traz fatos e conhecimentos para que ideias sejam revistas, conceitos sejam reformulados e ações mais conscientes sejam tomadas.

A “Luz da Verdade” ilumina os mais recônditos e escuros becos expondo os atos mais cruéis e vis que nossa humanidade tenta esconder. Assim através de corajosos investigadores e atentos observadores são expostas as entranhas sanguinolentas de nossa sociedade. Disso se beneficia todo o planeta, inclusive as plantas, os animais e o próprio homem.

Quanto mais são divulgadas as punições aos crimes, mais medo vai causando aos criminosos. Quanto mais políticos aparecem na mídia sobre investigação por corrupção, maior vai se tornando o medo dos demais “extraviadores do dinheiro publico” de serem presos. Quanto mais denúncias de maus-tratos a animais aparecem nos jornais, mais pessoas começam a pensar antes de cometê-los.

Esse é o poder da “Verdade” configurado na mídia séria e responsável. O poder de chamar a atenção para os erros da sociedade e induzi-la a uma reflexão na busca da correção. Através da demonstração do “pecado” e da “penitência” induzir à “oração” e “bom comportamento”. Hoje ninguém teme mais o inferno, mas todos temem a “execração pública” a punição, mesmo quando ela não vem com os meios mais comuns como multas ou reclusão, ela vem na forma da desaprovação geral e perda de credibilidade.

Quantos animais não são salvos através de denúncias, diretamente, ou pelo medo gerado a possíveis agressores, que ao verem a punição daqueles que compartilham seus sentimentos, escondem suas tendências vis na covardia que lhe é característica.
Mas não é só como “Paladino corretivo” que age a “Verdade”. Ela atua de forma preventiva, informando e esclarecendo as ações corretas a serem tomadas para se evitar problemas.

Indicando como se deve proceder na criação de um animal, se consegue evitar inúmeros problemas decorrentes ao manejo. Ensinando os sinais de saúde a serem observados, se evita a doença. Muitos animais são beneficiados com algumas palavras ditas com conhecimento e responsabilidade nos meios de comunicação e escutadas por atentos tutores.

Não falamos ainda da principal função da “Verdade”, sua ação esclarecedora. Hoje é possível se informar a respeito de qualquer assunto através da mídia, principalmente da internet. Basta que haja interesse e a poucos clicks se encontra a informação desejada, só cabe ao interlocutor fazer as perguntas certas para alcançar a saciedade de suas dúvidas. Com isso a “Verdade” ganha uma grande aliada, e os animais também. Através desse “oráculo” maravilhoso qualquer um pode saber de onde vem sua comida, suas roupas, seus cosméticos, medicamentos, etc.

Basta a pessoa ter o mínimo de preocupação e dispor de poucos minutos e ela pode saber como são criados os bois que viram hambúrguer de sua lanchonete preferida, ou como vivem as galinhas que botam os ovos que são utilizados em seu omelete, e, ainda, como são tratados os animais de laboratórios que são usados para que sejam testados os cosméticos que estão no comércio.
Tudo isso é possível. Só basta alguns segundos de interesse para que seja mudada a estagnação da ignorância para se tornar uma ação consciente. Mas para isso é preciso coragem, pois muitas vezes a “Verdade” não é tão linda quanto imaginamos, e nisso reside a mudança de ação.

Esconder-se na ignorância é fácil, achar que os cães de companhia são criados com amor por canis responsáveis e preocupados, não visando o lucro, mas apenas o bem estar da raça, ou que os bois vivem livres em um lindo pasto verde, as galinhas soltas em um quintal grande e ensolarado, que os porcos brincam na lama e que todos vivem felizes e estão contentes em contribuir com nossa “alegria”, é muito conveniente. Imaginar que animais de laboratórios não sentem dor ou medo, e que oferecem bravamente suas vidas para que tenhamos “maquiagens” mais seguras e que não causem alergias, é pura hipocrisia especicista.

Por isso a “Verdade” se torna monstruosa quando traz à tona aquilo que existe de pior em nós mesmos, a capacidade de explorarmos sem nenhum tipo de piedade e limite os mais fracos. Em nome da “Verdade”, em nome dos pobres animais explorados e desrespeitados, humildemente faço um pedido a todos: Saiam do conformismo da ignorância, da comodidade preconceituosa de nos acharmos a “Espécie Superior” dona do planeta Terra. Chega de imaginar que um hambúrguer se materializa ali, no pão, que o leite já nasce na caixinha como a água já vem dentro do coco, ou que as galinhas nos presenteiam com seus ovos em retribuição ao amor que seus criadores lhes dão.

Acordem! Procurem documentários, livros, vídeos, reportagens e se informem! Quanto mais informados vocês estiverem, mais conscientes serão suas atitudes. Se mesmo vendo como são criados os bois vocês quiserem continuar comendo “hambúrguer”, não importa, o que importa é que vocês saberão o que suas ações estão gerando, e qual a importância de suas escolhas. Percebendo o interesse de seus consumidores com a não exploração dos animais, as indústrias terão que se readaptar, eliminando qualquer produção que se baseie na violência e carnificina.

Ainda faço mais um pedido: Incentivem a divulgação de notícias e reportagens que abordem assuntos em relação aos animais. Enviem e-mails, telefonem para emissoras de tevê, jornais, rádios, etc. Peçam mais espaço aos animais na mídia e divulguem e comentem esses assuntos para que a informação possa atingir o maior número de pessoas e mais animais possam se beneficiar. Faça sua parte, ou como diria Confúcio: “Até que o sol não brilhe, acendamos uma vela na escuridão”.

Assim o conhecimento da “Verdade” leva a modificação de princípios, e esses a ações que trarão a alteração de nossa realidade. Esse é o poder da “Verdade” a de transformar o mundo libertando-o da ignorância.

“A linguagem política, destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez” – Frase de George Orwell.

Você viu?

Ir para o topo