EnglishEspañolPortuguês

Câmara aprova enterro de animais em cemitérios de São Paulo

14 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Foi aprovado nesta quarta-feira, na Câmara Municipal de São Paulo, o projeto 305/13, que visa permitir o enterro de animais domésticos em cemitérios públicos da cidade de São Paulo. A proposta é dos vereadores Roberto Trípoli (PV) e Antonio Goulart (PSD) e segue para ser analisada pelo prefeito Haddad.

Tendo em vista que muitos tratam seus bichos como membros da família, o PL prevê que os tutores que possuem uma campa ou jazigo possa compartilhá-lo com seu animal doméstico, ação que, hoje, encontra resistência por parte dos proprietários de cemitérios. Outros fatores que motivaram a iniciativa dos vereadores são os altos valores cobrados para sepultar ou cremar os animais e a falta de conhecimento dos tutores sobre o que fazer com o corpo.

Atualmente, cemitérios especializados cobram até R$ 1mil apenas pelo sepultamento, sem contar os valores para manutenção anual. Já um enterro de uma pessoa custa uma média de R$2 mil, incluindo velório e mesa para condolências. É importante ressaltar que a proposição determina apenas a realização do sepultamento. Os cemitérios particulares poderão fazer sua própria regulamentação para o sepultamento em campas, jazigos ou gavetas.

“Muitas pessoas tratam seus animais com muito carinho, mas quando eles morrem não têm condições de enterrá-lo de forma digna. Além disso, quem já possui um espaço livre nos cemitérios, pode aproveitá-lo de uma forma melhor”, defendeu o Vereador Goulart, que tem quatro cachorros em sua casa e espera poder utilizar o túmulo da família também para seus animais.

Fonte: Boa Informação

Você viu?

Ir para o topo