EnglishEspañolPortuguês

É apresentado projeto para proibir zonas de caça de animais em província na Argentina

14 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

Foto: Ciudadanodiario
Foto: Ciudadanodiario

Um projeto foi apresentado nesta terça-feira (12) para proibir “reservas de caça” (Cotos de caza), na província de Mendoza, na Argentina. Este é um projeto de lei apresentado pelo senador dissidente Gustavo Valls. As informações são do CPCA.

“Nos últimos dias a sociedade de Mendoza soube da prática aberrante que está ocorrendo na terra provincial”, disse o comunicado.

A existência das “reservas de caça”, que são prédios dedicados somente para matar animais indiscriminadamente alertou não só um setor da comunidade, também foi motivo de debates nos atores políticos conturbados, que aderem à forte rejeição social e pretendem agir em conformidade com o projeto de lei, afirmou o funcionário. Assim, o senador Gustavo Valls explica os conceitos básicos do projeto apresentado na legislatura provincial.

O projeto em questão proíbe a instalação de zonas de caça na província de Mendoza, bem como qualquer outra empresa de natureza semelhante que envolva a caça de fauna nativa e em extinção.

“A verdade é que, juntamente com a minha equipe ficamos chocados com a notícia dessa modalidade de caça, e decidimos começar a trabalhar imediatamente”. Acrescentou: “a morte de um animal, como uma forma de entretenimento, é algo que ainda não podemos compreender. Não tem nada a ver com a sociedade que queremos construir”.

Entre os argumentos do projeto não só é condenada eticamente esta atividade, mas destaca aspectos históricos que ligam a província com a proteção dos recursos naturais e da fauna, e outros serviços de natureza econômica e de saúde.

“Embora ninguém foi capaz de explicar quais são os benefícios que pode ter esta prática em uma província ou em um país para permitir este tipo de empreendimento, estou convencido que as práticas aberrantes devem ser atacadas pela raiz, não podemos promover brutalidade”.

Questionado sobre a possibilidade do tratamento deste projeto e sua imediata implementação, Valls disse que “é claro que precisamos de um forte apoio político para que este projeto possa assumir rapidamente sua implementação e o curso que merece. Entendemos que no poder executivo teria alguma preocupação com a questão, e estamos esperando um sinal forte do governador neste sentido”.

O projeto de lei para proibir as áreas de caça em Mendoza tomará estado parlamentar na terça-feira (19), mas de acordo com as normas do novo calendário legislativo pode ser rescindido após o início da sessão do próximo ano.

Você viu?

Ir para o topo