Salvador (BA) discute secretaria especial para animais


Na manhã desta segunda-feira (11) ocorreu uma audiência pública sobre a implantação de uma secretaria que sirva às causas dos animais em Salvador. O modelo é inspirado na Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (Seda) de Porto Alegre. Na ocasião, esteve presente o prefeito do município, José Fortunati (PDT) e a primeira dama, Regina Becker, que comanda a pasta no Sul. O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), também fez presença no local, assim como a vereadora Ana Rita Tavares (PROS), que promoveu o encontro e o deputado Federal, Antônio Imbassahy (PSDB), que tem se aproximado da causa.

Foto: Bocão News
Foto: Bocão News

Em conversa com o Bocão News, o prefeito disse que a criação da secretaria dependerá da arrecadação financeira e descartou qualquer hipótese de a mesma ser oficializada na capital baiana em 2013. “Neste primeiro ano tivemos que apertar as despesas e diminuir o tamanho da prefeitura para equilibrar as contas. A depender da arrecadação do município nos próximos anos, esta é uma iniciativa [a Seda] que teremos condições de avaliar”, afirma. Já sobre quem poderia comandar a pasta, o prefeito não soube responder.

A titular da Seda em Porto Alegre, Regina Becker, conta que a secretaria atende a população de cães, gatos e cavalos da cidade e garantiu que o custo da pasta não passa dos 0.08% do orçamento do município. “É muito pouco para tudo o que a Seda faz”, avalia. A intenção do governo é ampliar o órgão, que se sustenta principalmente graças a iniciativa privada, para atender também os animais silvestres e outros domésticos.

Por enquanto, para ACM Neto, o importante é estreitar a relação entre a população, as entidades protetoras dos animais e o poder público. “Agora a prefeitura lança uma unidade de castração móvel, já ampliamos o número de castração e com isso conseguimos fortalecer essa relação. Queremos também materializar a iniciativa do hospital, algo que exige dinheiro e conhecimento”, lembra.

Regina Becker comanda a Seda em Porto Alegre (Foto: Bocão News)
Regina Becker comanda a Seda em Porto Alegre (Foto: Bocão News)

Mantendo o otimismo, a vereadora Ana Rita Tavares afirma que acredita no prefeito e que ambos têm um “Compromisso fortalecido”, completando que “o que for acordado com ele, ele vai cumprir”, acredita.

Gafe

Apesar de o prefeito ACM Neto (DEM) ter conversado antes do evento com José Fortunati e Regina Becker na sala da presidência da UPB, ele não ficou até o final da reunião. Para o público, onde estavam diversos protetores, jornalistas, sociedade civil e estudantes, fez diversos elogios à vereadora Ana Rita Tavares e discursou sobre a importância de se investir na causa chegando a dizer que “a vida animal deve ser tratada como a vida de todos nós”.

No entanto, assim que avistou a vice-prefeita Célia Sacramento chegando ao auditório, pediu desculpas aos presentes e se retirou, dizendo que a verde o representaria na audiência. Mas, poucos instantes após pegar o microfone, Célia também se despediu de todos, alegando um compromisso fora dali.

Vale ressaltar, que o objetivo do encontro era aproveitar a presença do casal de Porto Alegre, para entender a fundo como funciona a Seda no Sul.

Fonte: Bocão News


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SÃO SEBASTIÃO (SP)

DEMANDA CRESCENTE

CRISE CLIMÁTICA

CRUELDADE

ALERTA

LIBERDADE

PROTEÇÃO ANIMAL

COVARDIA

RETROCESSO

UMA ESPIRAL VIRAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>