EnglishEspañolPortuguês

Salvador (BA) discute secretaria especial para animais

12 de novembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Na manhã desta segunda-feira (11) ocorreu uma audiência pública sobre a implantação de uma secretaria que sirva às causas dos animais em Salvador. O modelo é inspirado na Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (Seda) de Porto Alegre. Na ocasião, esteve presente o prefeito do município, José Fortunati (PDT) e a primeira dama, Regina Becker, que comanda a pasta no Sul. O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), também fez presença no local, assim como a vereadora Ana Rita Tavares (PROS), que promoveu o encontro e o deputado Federal, Antônio Imbassahy (PSDB), que tem se aproximado da causa.

Foto: Bocão News
Foto: Bocão News

Em conversa com o Bocão News, o prefeito disse que a criação da secretaria dependerá da arrecadação financeira e descartou qualquer hipótese de a mesma ser oficializada na capital baiana em 2013. “Neste primeiro ano tivemos que apertar as despesas e diminuir o tamanho da prefeitura para equilibrar as contas. A depender da arrecadação do município nos próximos anos, esta é uma iniciativa [a Seda] que teremos condições de avaliar”, afirma. Já sobre quem poderia comandar a pasta, o prefeito não soube responder.

A titular da Seda em Porto Alegre, Regina Becker, conta que a secretaria atende a população de cães, gatos e cavalos da cidade e garantiu que o custo da pasta não passa dos 0.08% do orçamento do município. “É muito pouco para tudo o que a Seda faz”, avalia. A intenção do governo é ampliar o órgão, que se sustenta principalmente graças a iniciativa privada, para atender também os animais silvestres e outros domésticos.

Por enquanto, para ACM Neto, o importante é estreitar a relação entre a população, as entidades protetoras dos animais e o poder público. “Agora a prefeitura lança uma unidade de castração móvel, já ampliamos o número de castração e com isso conseguimos fortalecer essa relação. Queremos também materializar a iniciativa do hospital, algo que exige dinheiro e conhecimento”, lembra.

Regina Becker comanda a Seda em Porto Alegre (Foto: Bocão News)
Regina Becker comanda a Seda em Porto Alegre (Foto: Bocão News)

Mantendo o otimismo, a vereadora Ana Rita Tavares afirma que acredita no prefeito e que ambos têm um “Compromisso fortalecido”, completando que “o que for acordado com ele, ele vai cumprir”, acredita.

Gafe

Apesar de o prefeito ACM Neto (DEM) ter conversado antes do evento com José Fortunati e Regina Becker na sala da presidência da UPB, ele não ficou até o final da reunião. Para o público, onde estavam diversos protetores, jornalistas, sociedade civil e estudantes, fez diversos elogios à vereadora Ana Rita Tavares e discursou sobre a importância de se investir na causa chegando a dizer que “a vida animal deve ser tratada como a vida de todos nós”.

No entanto, assim que avistou a vice-prefeita Célia Sacramento chegando ao auditório, pediu desculpas aos presentes e se retirou, dizendo que a verde o representaria na audiência. Mas, poucos instantes após pegar o microfone, Célia também se despediu de todos, alegando um compromisso fora dali.

Vale ressaltar, que o objetivo do encontro era aproveitar a presença do casal de Porto Alegre, para entender a fundo como funciona a Seda no Sul.

Fonte: Bocão News

Você viu?

Ir para o topo