EnglishEspañolPortuguês

ONGs relatam estado alarmante de animais em zoo-safari

12 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

Foto: INFOZOO
Foto: INFOZOO

As ONGs InfoZoos e AnimaNaturalis alertaram nesta segunda-feira (11) que o zoológico “Safari Zoo” localizado em Sa Coma na região de Mallorca, na Espanha, ainda se destaca de forma negativa pelas condições deficientes em que os animais estão expostos, bem como a falta de segurança de todos e a possibilidade de contato entre o público e os animais”. As informações são do Europapress.

Por estes motivos, InfoZoos solicitou que o Governo informe a agência sobre se o centro foi autorizado e, em caso afirmativo, detalhe em que critérios são tomadas para conceder tal autorização, pois consideram que “não atende os requisitos mínimos exigido pela lei”.

“É particularmente alarmante a condição física das leoas usadas para um show”, alertaram, embora tenham afirmado que estes animais não têm pelos, e estão com uma “obvia infecção de pele que tem possivelmente contagiante a vários animais agora infectados”.

“No entanto, as leoas são forçadas a atuar de uma pseudo-show, junto com outros animais – um tigre e dois guepardos – aparentemente saudáveis que habitam em um recinto onde o acesso é permitido para o público entrar em contato com os animais”, criticaram.

As “atuações” são realizadas três vezes por dia e durante o mesmo é comum ver o treinador empurrando ou puxando a cauda dos animais que estão de aparência apática ou deitados, explicou a ONG.

“É Igualmente preocupante a grave falta de enriquecimento ambiental das instalações de muitas das espécies alojadas neste centro, por exemplo, dos crocodilos, grandes felinos, ou os porcos vietnamitas”, explicaram.

Em geral, segundo a opinião das duas ONGs, as medidas de segurança do Zoo e do Safari “são insuficientes e é permitido (e até incentivado) entrar em contato direto com os animais, como cabras na zona de “granja” e filhotes dos grandes felinos”.

Finalmente, denunciaram que há uma área de exibição que mostra um filhote de leão explorado para tirar fotos com os visitantes e, a este respeito, lembraram que o Guia para a Implementação da Lei de Zoológicos, Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, afirma que “zoos não deve realizar espetáculos de estilo ‘circo’ com seus animais ou incentivar o uso dos animais para fotos com o público”.

Você viu?

Ir para o topo