EnglishEspañolPortuguês

Contaminação de açude mata dezenas de peixes em Joaquim Gomes (AL)

12 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Moradores e pequenos agricultores de Joaquim Gomes reclamam dos problemas causados pelo lixão da cidade. De acordo com a denúncia feita pela Associação responsável pela Horta Comunitária Novo Horizonte em Joaquim Gomes aos órgãos ambientais, o chorume do lixão está atingido o lençol freático e contaminando o açude da horta.

Com isso, dezenas de famílias carentes assistidas pelo Projeto Horta Comunitária estão sendo prejudicadas. Devido a poluição do açude, o cultivo de frutas, verduras e criatório de peixes estão sendo atingidos pelo lixo.

Conforme dados dos moradores, os estulhos são despejados em um local, onde logo abaixo fica o açude da Horta Comunitária. Assim, o chorume do lixão desce por um pequeno brejo e a água suja acaba indo em direção ao açude.

Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) chegaram a visitar o local e encontraram no açude até lixo hospitalar. Após o caso, a Secretaria de Saúde e Agricultura alegou que o problema já havia sido resolvido.

Os secretários de Agricultura e Infraestrutura da cidade chegaram a visitar ao local e se mostraram perplexos com a situação. Eles se comprometeram a orientar aos responsáveis pelo despejo do lixo no local que os entulhos fossem retirados e que da próxima vez seja jogado numa área mais distante.

A Prefeitura explicou também que conseguiu junto ao Governo de Alagoas um trator esteira. Ele fará todo recolhimento do lixo próximo ao açude e empurrará o entulho para uma outra área.

Fonte: Alagoas 24horas

Você viu?

Ir para o topo