EnglishEspañolPortuguês

Polícia Civil investiga envenenamento de cães e gatos em Jaboticabal (SP)

11 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Cão foi envenenado no Jardim Botânico, mas sobreviveu, diz dona (Foto: Carlos Trinca/EPTV)
Cão foi envenenado no Jardim Botânico, mas
sobreviveu, diz dona (Foto: Carlos Trinca/EPTV)

A Polícia Civil instaurou, a pedido do Ministério Público, um inquérito para investigar o envenenamento de cães e gatos em Jaboticabal (SP). Ao menos dez animais foram encontrados mortos na Vila Buenos Aires no dia 5 de outubro. A suspeita é de que os bichos consumiram chumbinho. Nenhum suspeito foi detido.

O inquérito foi instaurado com base em denúncias apresentadas pela proprietária de um dos animais, segundo o delegado titular do 1º Distrito Policial de Jaboticabal, Wanderley Elenilton Gonçalves Santos. “Ela teve um gato e outros três cachorros supostamente envenenados e procurou a polícia”, afirmou o delegado.

Ele acredita que outros cães e gatos possam ter sido envenenados, mas os casos não teriam sido registrados pelos tutores. “Tentamos localizar alguns tutores desses animais para que viessem à delegacia e fornecessem os dados para que ajudassem nas declarações, só que não conseguimos o contato.”

Outros animais manifestaram os mesmos sintomas de envenenamento no Jardim Botânico. A dona de casa Eliana Ferreira Gomes encontrou dois de seus cães na frente de sua casa vomitando sangue. Apenas um deles sobreviveu. “Um voltou aqui da frente já passando, com a boca cheia de veneno já, tentei socorrer ele. Eu precisei dar leite para ele, aí eu socorri. De repente já veio o outro com o mesmo processo que o outro”, afirmou.

A veterinária Carla Damato, que atendeu três cães com inquietação, salivação, hemorragia, fezes com sangue, vomito e convulsão, disse ter constatado a presença de veneno chamado popularmente como “chumbinho” no estômago dos animais. Dos animais atendidos, um morreu. “Foi verificada no conteúdo estomacal a presença do componente chumbinho, que é granulado, cinza e tem grande poder de toxicidade. Ou seja, foram envenenados”, afirmou.

Voluntária da ONG Proteção Animal, Renata Cristina Irano também confirma a suspeita de envenenamento. “Eles tinham muito sangramento, baba para fora. Então a gente tem quase certeza que foi envenenamento”, afirmou sobre os cães e gatos mortos que encontrou na Vila Buenos Aires em outubro após receber uma denúncia.

Além de novos depoimentos, Santos alega depender de um laudo que será emitido pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Jaboticabal. ”A linha de investigação é que algumas pessoas estejam incomodadas com o barulho dos cachorros. A gente está no encalço dessas pessoas”, disse.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo