EnglishEspañolPortuguês

Moradores registram peixes mortos em córrego de Itapetininga (SP)

11 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Peixes foram encontrados mortos no Ribeirão do Chá (Foto: Divulgação / Alessandro Paques Rios)
Peixes foram encontrados mortos no Ribeirão do Chá (Foto: Divulgação / Alessandro Paques Rios)

Moradores de Itapetininga (SP) identificaram a morte de peixes em um córrego da cidade. Neste domingo (10), vários animais foram encontrados boiando às margens do Ribeirão do Chá, na avenida José de Morais Terra.

De acordo com a moradora Aghata Daumier, ela e o marido caminhavam pela região da praça do Cristo na manhã deste domingo quando sentiram um forte cheiro. Eles foram até uma ponte e perceberam um peixe grande boiando. Ao descerem até a beira da água, encontraram mais animais mortos. “De longe parecia sujeira presa na beira da água, mas quando chegamos perto vimos que eram peixes, o que ‘explica’ o cheiro terrível que estávamos sentindo”, conta.

O morador Alessandro Paques Rios também denunciou a mortandade no ribeirão. Segundo ele, os animais já estavam sem vida desde sábado (9). Ele registrou  fotos do local.

Alessandro conta que enquanto registrava fotos dos peixes mortos, outras duas situações chamaram a atenção, mas de forma positiva. Ele encontrou vários exemplares de cágados exposto ao sol em cima de pedras, além de uma família de capivaras às margens do Ribeirão do Chá. Segundo Alessandro, a família era composta por um casal e seis filhotes. O grupo estava escondido entre a vegetação em um ponto próximo de onde estavam os peixes.

Na mesma região, morador registrou a presença de cágados (Foto: Divulgação / Alessandro Paques Rios)
Na mesma região, morador registrou a presença de cágados
(Foto: Divulgação / Alessandro Paques Rios)

As denúncias foram encaminhadas à Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb). Agentes ambientais estiveram no local para fazer a coleta de amostra da água para identificar o que pode ter provocado a morte dos peixes.

A Guarda Municipal de Itapetininga também foi acionada. Foi feito relatório por parte da GM e, após o resultado da análise da água feita pela Companhia Ambiental e se for comprovado que havia alguma substância na água que ocasionou a morte dos peixes, será elaborado um boletim de ocorrência por crime ambiental.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo