EnglishEspañolPortuguês

Pesquisadores usam tomografia para analisar mortes de baleias no litoral nordestino

10 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Está  cada vez mais comum encontrar animais marinhos, especialmente mamíferos marinhos, golfinhos e baleias, mortos e encalhados na costa litorânea da região.

Pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) entraram na luta pela conservação dos animais marinhos. Eles estão usando tecnologia para diagnosticar doenças e problemas que provocam a morte desses animais. O projeto é inédito e usa tomografia computadorizada para analisar a carcaça de bichos de diferentes espécies.

Matar e molestar golfinhos, baleias e todas as espécies de cetáceos é um crime ambiental previsto por lei federal. “Eles são protegidos por duas legislações distintas, tanto a lei dos crimes ambientais, que protege todos os animais silvestres brasileiros, quanto a legislação específica. Desde o ano de 1987 é proibido caçar e molestar cetáceos no litoral brasileiro. A comercialização da carne desse animais também proibida”, afirmou o chefe de fiscalização do Ibama, Amaro Fernandes.

Fonte: Rede Globo

Você viu?

Ir para o topo