EnglishEspañolPortuguês

Coruja passa por tratamento em Manaus (AM) após ser resgatada baleada

10 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
A coruja foi encaminhada a um centro do Ibama para tratamento  (Foto: Diogo Lagroteria/Ibama)
A coruja foi encaminhada a um centro do Ibama para tratamento
(Foto: Diogo Lagroteria/Ibama)

Uma coruja murucututu passa por tratamento, em Manaus, após ter sido resgatada ferida por um tiro de espingarda, no sábado (2), na Avenida do Pontal, bairro Tarumã, Zona Oeste da capital. O animal, da espécie pulsatrix perspicilata, foi resgatado pela analista ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Renata Minematsu, e se recupera bem.

O proprietário de uma chácara acionou o Ipaam ao ver o animal. Ele relatou que a coruja apareceu na sua propriedade e que havia percebido que a ave estava machucada, então ele a pegou e levou para um depósito na sua residência e depois solicitou o resgate.

Segundo a analista ambiental, a coruja não conseguia voar porque estava com a asa machucada. Ela foi encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Manaus, para avaliação e cuidados especiais.

O veterinário do Ibama, Diogo Lagroteria, recebeu a coruja adulta. O animal mede cerca de 48 centímetros e não teve o sexo identificado, porque, segundo o Ipaam, não é possível distinguir se é macho ou fêmea quando se olha para o animal.

O ferimento na asa da coruja foi identificado pelo veterinário como uma fratura ocasionada por tiro de espingarda. A coruja ainda se encontra em observação. “Ela está se recuperando bem e vai ser um bom exemplo ambiental”, disse Lagroteria.

A analista do Ipaam ressaltou a importância da atitude tomada pelo morador. “A pessoa que encontrar um animal nesta situação deve, se possível, protegê-lo da aproximação de animais domésticos, como cães e gatos, alojando a ave em um local seguro e comunicar o órgão ambiental competente o quanto antes, solicitando orientações e o resgate do animal”, explicou.

Segundo Renata Minematsu, o resgate de um animal que se encontra ferido requer cuidados importantes. “Como a coruja estava machucada e não conseguia voar foi fácil capturá-la, porém, como ela tem bicos e garras fortes, é sempre prudente utilizar luvas de raspa de couro para não correr o risco de se machucar”, destacou.

Resgates

Só neste ano, de julho a setembro, a Gerência de Fauna do Ipam resgatou, em três meses de funcionamento, cerca de 192 animais silvestres em Manaus.

Os serviços de resgate de animais silvestres realizados pela Gerência de Fauna do Ipaam podem ser acionados pelos telefones 92 2123-6739, nos dias de semana, durante o horário de expediente do órgão (8 às 17h), e pelo telefone 92 2123-6700, nos dias de semana à noite e também aos sábados, domingos e feriados.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo