EnglishEspañolPortuguês

Polícia prende possível assassino de condor no Equador

9 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

Foto: HOY
Foto: HOY

Manuel Guillermo Damian Damian de 60 anos, foi preso na noite da quarta-feira (06) em Victoria del Portete, a 24 quilômetros de Cuenca, no Equador, acusado de ser o autor da caça e morte de um condor macho há sete meses. As informações são do Expreso.

A denúncia do animal, em perigo de extinção, foi apresentada em abril por meio das redes sociais e foi aceita pela lei. Durante a investigação, foi determinado que a caça do condor teria sido registada na proximidades do Lago Choacocha , ao lado de uma zona de proteção conhecida como “Irquis”.

O Tribunal Segundo de Garantias Penais, na que atua o responsável Simon Valdivieso, ordenou a captura do suposto autor, Guillermo Damian Tenemea , com base no depoimento de testemunhas e aqueles que foram incluídos na fotografia, com o pássaro morto , transmitida aos através das redes sociais .

Mas a pesquisa determinou que o suposto autor fosse Manuel Guillermo Damian Damian, e não seu filho William Damian, explicou o chefe de Polícia Judicial, Pablo León.

Com a retificação da identidade do autor do assassinato do condor, o tribunal emitiu uma nova votação com a qual Damian foi preso quando saía da seu domicílio.

O delegado do Ministério do Meio Ambiente, Esteban Toracchi, disse que se Damián é considerado culpado, deve pagar uma multa de 5.333 dólares e cumprir com prisão emitida por um tribunal penal , que pode ser de três a quatro anos

Captura

A busca e captura do suspeitoso foi possível  depois de ser divulgado através das redes sociais as fotografias de 27 de abril que mostravam um condor capturado.

Ante a situação se abriu um processo judicial em que ordenaram a prisão preventiva de Manuel Guillermo T. pelo Tribunal Segundo de Garantias Penais no último 10 de maio. Posteriormente, foi iniciado um processo de investigação pela Unidade Ambiental, a fim de saber as condições em que a ave foi capturada.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Você viu?

Ir para o topo