EnglishEspañolPortuguês

O que é a Miíase?

9 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por George Augusto von Schmalz Portella de Macedo (Em colaboração a ANDA)

A Miíase, popularmente conhecida como “Bicheira”, é uma doença que acomete os animais, como também o Ser Humano. A doença é transmitida pela mosca que deposita seus ovos na pele do animal. Depois dos ovos serem depositados, os mesmos, em um curto período de tempo, se transformam em larvas que irão habitar o tecido do animal ocasionando sérios danos dermatológicos.

Existem dois tipos de Miíases, são elas: Miíase Primária e Miíase Secundária.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Na Miíase Primária, a mosca na maioria das vezes é a Dermatobia hominis , que deposita suas larvas em tecidos sadios, com isso, fazendo o seu ciclo. Já a miíase secundária, geralmente ocorre com a presença de ulcerações na pele ou nas mucosas, onde realiza seu desenvolvimento completo em tecido necrótico.

A Miíase é uma doença de fácil diagnóstico. Um dos sinais clínicos mais evidentes são o cheiro pútrido que exala do animal, como também, a presença de ferida(s) aberta(s) com presença de larvas no seu interior.

É muito importante que haja uma atenção especial a essa enfermidade, pois pode ocorrer uma piora significativa no quadro clínico acarretando uma perda da função de alguma parte do corpo e/ou até mesmo a morte do animal.

O tratamento dessa enfermidade é indicado que seja efetivado com um auxílio de um Médico Veterinário, pois assim, o profissional irá administrar a terapia medicamentosa correta para o combate desse parasita.

O melhor modo de combater essa doença é fazendo uma prevenção correta. A prevenção consiste em sempre tratar os ferimentos do animal, ou seja, jamais deixar feridas expostas sem tratamento. Uma ferida não tratada é uma porta de entrada para uma futura Miíase.
Um outro ponto fundamental é sempre fazer uma boa higienização do corpo do animal, como também do ambiente em que o animal está vivendo, evitando assim, o acúmulo de moscas no local.

Você viu?

Ir para o topo