EnglishEspañolPortuguês

Zoológico de Fortaleza (CE) é interditado pelo Ibama

8 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Zoológico Municipal Sargento Prata, no Passaré, foi interditado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Depois de passar por uma fiscalização há 17 dias, o Ibama e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) constataram inúmeras irregularidades e apresentaram, na última sexta-feira, 1º, ofício de interdição e multa à Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), responsável por administrar o espaço.

A avaliação do local foi feita após a Semace receber denúncia de funcionamento irregular. Por meio do setor de Defesa da Fauna (Sedfauna), da Superintendência,a fiscalização foi local, em parceria com o Ibama. Havia ausência de licenciamento e autorização de manejo de fauna; falta de responsáveis técnicos – biólogo e veterinário, obrigatórios para esta categoria de empreendimento; ausência de ambulatório adequado ao tratamento e atendimento dos animais; ausência de convênio com laboratório; ausência de laudos de necrópsia do animais que vieram a óbito nos últimos meses; ausência da entrega de relatórios anuais de atividades; descumprimento parcial de Termo de Ajuste de Conduta, dentre outras.

Diante da situação, o Ibama procedeu com a lavratura dos Autos de Infração e do Termo de Interdição em virtude da ausência de relatórios anuais de atividades nos prazos exigidos pela legislação e por fazer funcionar atividade utilizadora de recursos ambientais contrariando normas legais e regulamentares, ficando, pois, suspensa a visitação pública.

Por nota, a Emlurb informou que “tem realizado melhorias para garantir o bem estar, segurança e saúde dos animais”. Disse ainda que “no quadro de pessoal há um veterinário, que realiza o atendimento dos animais diariamente. Outro veterinário e um biólogo já foram selecionados e estão em fase de contratação”. Quanto ao Termo de Ajustamento de Conduta (em descumprimento, segundo a fiscalização), a empresa afirmou que vai tentar inteirar-se desse teor para proceder a adoção de medidas cabíveis.

Fonte: O Povo

Nota da Redação:  Como sempre ressaltamos, o zoológico é um ambiente cruel, uma prisão para os animais. Um lugar onde são expostos apenas para o entretenimento inconsciente de algumas pessoas e o enriquecimento de outras. Independente de obras, reformas ou investimentos, não há como um animal ter uma vida digna dentro de um zoo. A privação de liberdade é acima de tudo uma fronta aos direitos animais.

Você viu?

Ir para o topo