EnglishEspañolPortuguês

Poluição em rio causa morte de animais em Caicó (RN)

8 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Após as chuvas na tarde e noite da última segunda-feira (04), o nível do rio Piranhas atingiu seu leito e na manhã desta terça-feira (05), a população foi surpreendida com a morte de milhares de peixes, sufocados pela falta de oxigênio e envenenados pela água contaminada com metais pesados, como ácido acético, cloreto de sódio, água oxigenada e grande quantidade de soda cáustica e ácido muriato, todos tidos como resíduos finais despejados pela indústria de transformação de fio e tinturarias, em sede dos Municípios de São Bento da Paraíba e da própria Jardim de Piranhas. Aves e animais ribeirinhos também foram encontrados mortos.

Desde a manhã desta terça-feira (05), a Secretaria Municipal Do Meio Ambiente – SEMMA-JP, tomou todas as medidas de ordem vigilante e de defesa da natureza. No primeiro momento, com toda a equipe, colheu amostras da água do leito do rio, onde estava morrendo o cardume, e também dos esgotos centrais de indústrias.

Também foi dada a orientação aos que colhem água no rio, que, naquele primeiro momento, não era aconselhável para consumo humano, que o certo era procurar a CAERN, para os necessários esclarecimentos.

Para coibir essa ação danosa, foi solicitada a presença do IDEMA para apurar o dano ocorrido. A equipe do Órgão compareceu na tarde de quarta-feira (06) e colheu as amostras da água, do peixe morto e visitou as áreas afetadas, fazendo as devidas anotações.

Fonte: Blog Naquib Libanio

Você viu?

Ir para o topo