EnglishEspañolPortuguês

Cronograma de campanha para castração de animais em Atibaia (SP) é requerido

7 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

O vereador Prof. Rodrigo Parras apresentou requerimento em que solicita à Prefeitura o cronograma elaborado para a campanha de castração de cães e gatos em Atibaia. A esterilização cirúrgica é considerada a única forma eficiente e segura de diminuir o problema dos animais em situação de risco, negligência ou abandono pelas ruas. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar milhares de filhotes; no caso das gatas, os números são ainda maiores.

“Nas reuniões da Comissão de Bem-Estar Animal, identificamos que Atibaia precisa de um eficiente e permanente programa de controle reprodutivo de animais urbanos. É um problema de saúde pública. Realmente, tenho recebido constantes questionamentos sobre datas em que acontecerão campanhas de castração de animais, sem contudo possuir uma resposta concreta para oferecer à população”, apontou o Prof. Rodrigo. “Sabe-se que houve votação na Gestão Participativa e aprovada verba que seria destinada à castração de animais, mas nenhuma ação foi feita até a presente data”.

Segundo especialistas, a castração é medida importante porque traz uma série de benefícios. Entre outros, reduz o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos; contribui para menor número de fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais; e previne a gestação de risco (em animais idosos a gestação é sempre de risco).

Fonte: Jornal da Cidade

Você viu?

Ir para o topo