EnglishEspañolPortuguês

Policiamento Ambiental resgatou 40 animais silvestres apenas neste ano

7 de novembro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+
Aves apreendidas pela Cipa e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Foto: Neidiana Oliveira/G1)
Aves apreendidas pela Cipa e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres
(Foto: Neidiana Oliveira/G1)

A apreensão de animais silvestres criados em cativeiro é uma das principais ocorrências atendidas em Boa Vista pela Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) da Polícia Militar de Roraima (PMRR). Papagaios, jabutis e pássaros são os alvos mais comuns.

Filhote de onça pintada resgatado pela Cipa (Foto: Divulgação/Cipa)
Filhote de onça pintada resgatado pela Cipa
(Foto: Divulgação/Cipa)

De janeiro a agosto deste ano, 40 animais foram capturados pela unidade policial. Um filhote de onça pintada e três cobras estão entre os silvestres resgatados e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para tratamento e possível reintrodução à natureza.

A Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98) considera crime contra a fauna a manutenção de animais silvestres em cativeiro sem a devida permissão, licença ou autorização do Ibama.

A legislação proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais e prevê pena de seis meses a um ano de prisão, além de multa para quem a desrespeitar.

“A pessoa pode até pensar que cuidar de um animal silvestre que apareceu em sua casa é um gesto de amor, mas não é. Lugar de bicho é em seu habitat natural. Além de ser proibida a tutela sem a devida autorização, o animal corre risco de morte e não terá o desenvolvimento correto”, destaca o comandante da Cipa, major Ademildo José Barreto Magalhães.

O espaço físico reduzido e os alimentos inapropriados podem comprometer a saúde do animal que pode sofrer de solidão e ter dificuldades para se reproduzir. Há riscos também de o bicho contrair doenças dos seres humanos que podem ser fatais.

Entrega voluntária

A capivara "Jorge' com a equipe da polícia ambiental (Foto: Soldado Ediley )
A capivara “Jorge’ com a equipe da polícia ambiental
(Foto: Soldado Ediley )

Filhotes de capivara e de mucura, araras, catitu e porco-espinho também foram espécies capturadas pela Cipa nos oito primeiros meses do ano. A maioria dos animais foi entregue de forma voluntária pela população na unidade policial.

“Quando acionada, a Cipa faz a remoção dos animais e não há penalidades para a pessoa. Mas, se houver denúncia e for constatada a criação de animal silvestre sem autorização, cabe multa e até prisão”, ressalta o major Ademildo.

Uma das entregas voluntárias ocorridas este ano foi a da capivara batizada de Jorge. O animal era tutelado por uma família em Mucajaí, a 51 km de Boa Vista. A dona de casa Maria das Graças Silva, de 55 anos, acionou a Polícia Militar por medo de o animal ficar agressivo quando chegasse à vida adulta.

Aos policiais, ela informou que resolveu cuidar do bicho quando, ainda filhote, foi encontrado machucado no quintal de casa. Apesar do amor pelo animal, a dona de casa informou que também temia ser multada caso a polícia descobrisse.

Cipa

A Companhia Independente de Policiamento Ambiental, denominada ‘Cipa – Monte Roraima’, é uma unidade policial militar subordinada ao Comando de Policiamento do Interior (CPI). Foi implantada por meio do Decreto nº 10.945/2010 e tem sede própria no Parque Anauá, em Boa Vista.

Araras recapturadas pela Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Foto: Divulgação/Cipa)
Araras recapturadas pela Companhia Independente de Policiamento Ambiental
(Foto: Divulgação/Cipa)

A Cipa tem como missão zelar pelo cumprimento da legislação ambiental de defesa da fauna, flora e recursos hídricos em todo o estado, através da atuação preventiva/educativa e repressiva no combate aos delitos.

O trabalho é realizado em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais, tais como Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (SMGA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ibama.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo