EnglishEspañolPortuguês

Partida é cancelada para nascimento de filhotes de quero-quero

7 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Ninho de quero-quero com ovos cancelou final do futebol em São Roque (Fotos: Pupo Fernandes)
Ninho de quero-quero com ovos cancelou final do
futebol em São Roque (Fotos: Pupo Fernandes)

Duas partidas de futebol, válidas pelas finais da 2ª e 3ª divisões do Campeonato Municipal de São Roque (a 70 quilômetros de São Paulo), foram canceladas no último domingo por um motivo inusitado: um ninho de quero-quero abrigava três ovos prestes a “dar à luz” novos passarinhos da espécie.

Por fazer seus ninhos no solo, em terreno de vegetação rasteira, o quero-quero é uma espécie bem conhecida nos gramados do Brasil. Muitas vezes, os pássaros viram notícia por seu comportamento agressivo contra pessoas que se aproximam de seus ninhos.

O gramado do estádio municipal Quintino de Lima, em São Roque, é utilizado pelos moradores da região para caminhadas. Segundo o diretor de Esportes da cidade, Pupo Fernandes, um desses usuários do local viu o ninho com os ovos e pediu o cancelamento das partidas.

” Recebemos por e-mail o pedido de cancelamento dos jogos em virtude do ninho de quero-quero. O pessoal utiliza o campo para fazer caminhada, então, todo mundo acaba sabendo das condições do gramado. Sendo assim, atendemos ao pedido deles e o jogo passou para outro local”,  disse Pupo Fernandes.

População pede que estádio não seja utilizado enquanto quero-queros estiverem por lá (Pupo Fernandes)
População pede que estádio não seja utilizado enquanto quero-queros estiverem por lá
(Pupo Fernandes)

Dois dias depois do cancelamento da partida, três filhotes do pássaro nasceram e o ninho segue intacto no gramado do estádio Quintino de Lima. A dona de casa Samara Dorador, autora do pedido de cancelamento dos jogos, afirmou que a intenção dos usuários do estádio é continuar protegendo a agora família de quero-queros.

“Enquanto os pássaros estiverem no campo, nós, que utilizamos o local para caminhadas, vamos continuar lutando para que não aconteçam partidas por lá”, disse Samara.

Fonte: Globo Esporte

Você viu?

Ir para o topo