Ouro Preto (MG) firma convênio com cidade que promove assassinato de touros


(da Redação)

A cidade de Ouro Preto (MG), patrimônio cultural da humanidade, assinou um tratado de irmanamento com Tordesilhas, cidade espanhola conhecida pelo cruel evento “Toro de la Vega”, onde um touro é morto por homens a cavalo.

Em entrevista, o secretário de Turismo de Ouro Preto, Jarbas de Avelar, afirmou que, após visitas à cidade espanhola, Ouro Preto firmou um convênio com Tordesilhas e, mesmo sabendo dos brutais eventos com assassinatos sangrentos de touros, a secretaria não relevou este fato que, segundo Avelar, é somente um “detalhe”.

O convênio visa parceria nas áreas de comércio, indústria e educação. Resta saber como uma cidade que permite tão cruel acontecimento, que vai na contramão das lutas pelos direitos animais, poderia estabelecer boas relações com qualquer cidade que preza pela ética e pela cultura.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo o site da prefeitura de Ouro Preto, em matéria publicada no mês de maio, quando o acordo estava em negociação:

“No dia 16 de maio (quinta-feira), os representantes ouro-pretanos vão para Guimarães (Portugal) em busca de convênio de cooperação cultural entre as cidades. De Guimarães seguem para Tordesilhas, na Espanha, onde Jarbas e José Alberto fazem a assinatura de convênio de hermanamiento entre Ouro Preto e Tordesilhas (Espanha), acordo este que já vem sendo elaborado desde janeiro de 2013 entre o secretário de Turismo, Jarbas Avellar, e o alcaide de Tordesilhas, José Antônio Gonzáles Poncela. O objetivo é firmar laços de amizade e relação entre as duas cidades para estabelecer um interesse mútuo no comércio, indústria e educação.”

Toro de la vega

Neste sádico evento, o touro é conduzido ao campo onde homens a cavalo jogam lanças no animal até matá-lo. A pessoa que joga a lança mortal retorna com o rabo do touro preso na lança. A celebração ocorre no primeiro domingo depois de 8 de setembro e é considerada festa de interesse turístico. Este ano, a organização do evento estabeleceu normas mais rígidas para os participantes. A Câmara dos deputados debaterá na quarta-feira, dia 25 de setembro, o assunto, visando evitar situações de maus-tratos a animais, como ocorre nesta celebração.

Nota da Redação: Neste momento os cidadãos de Ouro Preto precisam se unir para protestar contra esta parceria completamente insensível à causa animal. E-mails podem (e devem) ser enviados com total repúdio para pmopgabinete@yahoo.com.br e turismo.ouropreto@gmail.com.  


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PRESERVAÇÃO

VAQUINHA ON-LINE

FINAL FELIZ

LEALDADE

COMPROMISSO

ESPECIAL

MAUS-TRATOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>