EnglishEspañolPortuguês

Milhares de vitelos são incinerados em Portugal em troca de subsídio da UE

7 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Cerca de dez mil vitelos com 15 dias foram abatidos e incinerados nos Açores nos últimos dois anos, porque o subsídio comunitário para o abate compensa mais aos agricultores.

A informação foi confirmada à RTP pelo Governo Regional, que fala em regulação do mercado.

Segundo revela o canal público, todas as semanas, às segundas, quartas e quintas-feiras são assassinados e incinerados centenas de vitelos com 15 dias no matadouro de Ponta Delgada.

“No pico das compras devem ser mortos aproximadamente entre 800 e 100 vitelos por semana”, disse Mário Moura, exportador de carne, à RTP.

O abate começou há dois anos, desde essa altura o tutor de vitelos recebe 75 euros da União Europeia por vitelo morto. Ao princípio só os animais em más condições iam para abate, mas como os exportadores de carne, que pagavam 50 euros por animal, deixaram de poder competir com a UE todo o género de vitelos vai para abate aos 15 dias de vida.

Noé Rodrigues diz que não se trata de assassinar vitelos, mas sim aplicar uma medida comunitária que fizeram aprovar “para manter o equilíbrio do mercado” e “garantir um rendimento mínimo aos agricultores”.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: Público

Você viu?

Ir para o topo