EnglishEspañolPortuguês

Meio Ambiente de Barueri (SP) alerta para temporada de animais silvestres filhotes

7 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Essa é a época do ano em que é mais comum encontrarmos animais silvestres, principalmente filhotes, nas áreas urbanas. Isso porque a primavera é o seu período de reprodução, já que a oferta de alimentos para eles é maior nessa estação.

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Barueri (Cetas) recebe animais doentes ou vítimas de maus-tratos, de acidentes e do comércio. No entanto, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri alerta a população sobre a real necessidade de recolha destes animais.

Em busca de parceiros para reproduzir ou de alimentos para seus filhotes, os animais saem com mais frequência de seu habitat nessa época – por isso, ao encontrá-los, muitas vezes não é necessário tomar nenhuma providência se o animal não estiver ferido ou apresentando riscos para a população.

Quanto aos filhotes o cuidado deve ser ainda maior. Se eles forem recolhidos e crescerem em cativeiro, as chances de serem reintroduzidos ao seu meio natural são muito menores. Isso porque animais silvestres recém nascidos aprendem com seus pais a sobreviver no meio selvagem. No caso das aves, por exemplo, é muito provável que o filhote tenha apenas caído do ninho e logo seja socorrido pelos demais de sua espécie que estão por perto.

Caso seja identificado que o animal precisa de assistência, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo SOS Verde, no número 0800 771 99 19, para receber orientações dos técnicos. A ligação é gratuita. Fora do horário comercial, o contato pode ser feito com a Defesa Civil, pelo número 199.

Aumento do tráfico de animais silvestres

Com o aumento da reprodução cresce também o tráfico de animais silvestres. Muitas pessoas não sabem, mas traficar animais não significa apenas capturar, transportar ou vendê-los sem autorização, mas também comprá-los e mantê-los em cativeiro.

De cada 10 animais retirados da natureza, nove morrem durante o tráfico – isso porque eles são transportados nas piores condições possíveis, em lugares sem ventilação e ficam dias sem se alimentar.

O tráfico de animais silvestres gera desequilíbrio ambiental, empobrecimento da biodiversidade e da qualidade ambiental, além de dor e sofrimento para os animais. Denuncie a venda, a compra e a criação ilegal de animais silvestres pelo SOS Verde ou para a Polícia Ambiental de Barueri, pelo número 11-4707-6103

Fonte: Correio Paulista

Você viu?

Ir para o topo