EnglishEspañolPortuguês

Ativistas querem investigação em outro laboratório que usa animais em São Roque (SP)

7 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Enquanto comemoravam o fechamento do Instituto Royal, em São Roque, ativistas elegeram nesta quarta-feira (6) um novo alvo na cidade: os laboratórios da Tecam Tecnologia Ambiental. Segundo eles, a companhia também realiza testes com animais. Com sede em São Paulo, a empresa tem laboratórios e um biotério para criação de roedores em Carmo, zona rural de São Roque.

O promotor Wilson Velasco, que apura denúncias de maus-tratos no Instituto Royal, afirmou que as atividades da Tecam também serão investigadas. “Faremos uma nova reunião e, se houver irregularidade, vamos apurar.” A diretora da Tecam, Cíntia Pestana, afirmou que a empresa não usa cães. “Somos uma pequena empresa privada, não recebemos dinheiro público e os únicos animais utilizados são camundongos.”

Nesta quarta, cerca de 50 ativistas fizeram um protesto na frente do Fórum de São Roque contra a suposta demora na apuração de maus-tratos no Royal. Apesar de ter sido informado de que o instituto havia decidido encerrar as atividades no município, o grupo manteve o ato. O protesto ocorreu sob forte esquema de segurança para a região – 30 policiais militares e 25 guardas municipais isolaram o fórum. A via pública foi interditada e o trânsito, desviado. Em cima de um carro de som, o ativista Leandro Ferro criticou o promotor que apura as denúncias de maus-tratos e disse que ele deveria ser substituído.

Fonte: Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo