EnglishEspañolPortuguês

Maus-tratos contra animais podem ser denunciados por ligação gratuita

6 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação/Jornal Minuano)
(Foto: Divulgação/Jornal Minuano)

O número serve para qualquer tipo de denúncia, mas recentemente está sendo divulgado também na página do facebook do Núcleo Bageense de Proteção aos Animais (NBPA). De acordo com a voluntária Patrícia Coradini, somente no mês passado cerca de 50 reclamações deste tipo foram recebidas.

Ela comenta que o Núcleo entrou em contato com a delegada Daniela Borba, e em função dos altos números de maus-tratos a animais, decidiram divulgar o telefone. A ligação é gratuita e não é necessário se identificar para registrar a denúncia.

Hoje, quando uma reclamação chega até o Núcleo, uma das voluntárias vai com o fiscal até o local para analisar a situação. Casos como não oferecer água, comida, abrigo, utilizar correntes muito curtas ou deixar o animal sem atendimento veterinário podem ser considerados como maus-tratos.

Patrícia explica que há dois casos. Quando a situação pode ser resolvida, um prazo de sete dias é dado ao tutor. Caso contrário, o animal é recolhido e a multa aplicada na mesma hora pelo fiscal. “Quando acontece alguma situação como um animal que não tem casinha, por exemplo, damos um prazo de sete dias. Se o tutor não resolve, recebe uma multa. Mas dependendo da situação recolhemos na hora”, diz.

Além da multa administrativa, a delegada Daniela também alerta que há a pena de até dois anos para este tipo de situação. “Nós apuramos, e normalmente a pessoa assina um termo circunstanciado”, explica.

O telefone para as denúncias é o 0800 5105323.

Fonte: Jornal Minuano

 

Você viu?

Ir para o topo