EnglishEspañolPortuguês

Aumenta o número de espécies animais ameaçadas de extinção no Uruguai

5 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Por volta de 29% das espécies de animais vertebrados, além de moluscos e plantas nativas do Uruguai estão em risco de extinção. Os dados são de uma pesquisa que envolveu a mais de 100 cientistas uruguaios e será apresentado neste mês de novembro. As informações são de Econoticias.

Este é o mais recente levantamento de datas das espécies ameaçadas a nível nacional e é a pesquisa mais completa feita até agora. A pesquisa estava no comando da ONG “Vida Silvestre y Asesoramiento Ambiental Estratégico” (Vida Silvestre e Assessoramento Estratégico Ambiental).

O biólogo Cristhian Clavijo, um dos autores da publicação, disse que as pressões sobre as espécies aumentaram na última década. “Em geral, podemos dizer que a situação está piorando e as pressões sobre estas espécies são mais elevadas. Mesmo um dos critérios para a inclusão de uma espécie como ‘ameaçada’, era que essas espécies nos últimos 10 ou 20 anos tinham sua distribuição reduzida no Uruguai, ou que a população teria diminuído. São recentes as mudanças que estão sendo vistas em nosso país e que estão afetando vários animais e plantas”, disse ele.

A pesquisa chama a atenção sob a lentidão com que são incorporados ao Sistema Nacional de Áreas Protegidas. A investigação conclui que “ainda existe uma falta crônica de terra dedicada à conservação”.

Desde a sua criação em 2005, as áreas destinadas na SNAP (Sistema Nacional de Áreas protegidas) tem coberto 122.254 hectares (cerca do 0,38% do país), um percentual bem abaixo do compromisso assumido pelo Uruguai na Convenção sobre Diversidade Biológica para proteger 17% da terra continental e 10% do mar para 2020.

Você viu?

Ir para o topo