EnglishEspañolPortuguês

Reduzir o sofrimento dos animais é o objetivo da ONG Animais de Rua

4 de novembro de 2013
6 min. de leitura
A-
A+

O núcleo de Faro da Associação Animais de Rua, que utiliza o método internacional CED como forma de dar uma melhor vida ao animal abandonado, organizou no dia 2 de novembro, pelas 20h00, no restaurante Sol e Jardim, em Faro, um jantar de voluntários e apoiantes, revertendo parte das receitas para esta causa.

A 15 de outubro de 1978 a UNESCO aprovou a declaração dos Direitos do Animais, que acabou posteriormente por ser reconhecida pela ONU, que, no seu artigo 2º, diz: “todo o animal tem o direito de ser respeitado. O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou de os explorar, violando esse direito. Tem a obrigação de empregar os seus conhecimentos ao serviço dos animais. Todos os animais têm direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem”.

Bookmark and Share

É na base destes princípios que a Associação Animais de Rua nasceu em 2005, quando um grupo de amigas se juntou com o objetivo de angariar fundos para esterilizar uma colónia de gatos abandonados que vivia em condições muito precárias na cidade do Porto. Conseguiram-se os fundos e todos os gatos da colônia foram esterilizados e desparasitados.

A diferença na qualidade de vida daqueles animais, antes magros e feridos por causa das lutas territoriais e ninhadas sucessivas, e agora bem-nutridos e de pêlo brilhante, fez desejar poder melhorar dessa forma as vidas de mais animais abandonados.

O principal objetivo da associação é a esterilização em massa de animais carenciados e foi criada para tentar minorar o sofrimento dos animais abandonados e não permitir que continuem a gerar mais vidas sem abrigo, destinadas a sofrer, sem acesso a alimentação nem a cuidados de saúde.

“A superpopulação de animais domésticos é uma realidade: o número de animais a precisar de um lar é muito superior ao número de famílias dispostas a adotá-los, o que leva a que muitos milhares de animais nasçam e vivam nas ruas, sem acesso a alimentação suficiente ou a cuidados de saúde básicos, acabando muitos deles por morrer de fome, de doença, ou vítimas de maus-tratos. A associação já conta com mais de 12.100 esterilizações desde a sua existência”, diz-nos a coordenadora Alexandra Falardo.

Como é possível manter este tipo de associação, questão que Alexandra Falardo responde dizendo que a “associação Animais de Rua é uma associação sem fins lucrativos que desde o início da sua atividade sobrevive exclusivamente graças ao trabalho dos voluntários e a donativos de pessoas que acreditam na importância do trabalho que desenvolve. A associação também tem empregado todos os seus meios para a obtenção de mais recursos, tem apostado na diversificação de formas de apoio que todos possam contribuir para esta causa, tendo em conta diferentes possibilidades, gostos e formas de estar. Não podemos descorar a excelência do trabalho dos médicos veterinários com quem estabelecemos protocolos a valores bastante reduzidos para a esterilização de animais de rua ou carenciados. Ainda não dispomos de veterinários próprios para efetuar as esterilizações, porém, contamos com o apoio protocolar destas clínicas e um conjunto de médicos veterinários que corroboram, cooperam e credibilizam o trabalho da Animais de Rua, através do método CED. Contamos com a ajuda de Famílias de Acolhimento Temporário para os animais que precisam de pós-operatório, tratamento ou que aguardam adoção.Temos o apoio de entidades camararias que optam pelo método CED em colaboração com a Animais de Rua em vez de praticarem a captura e abate. Esta é uma relação muito vantajosa pois melhora a imagem pública das entidades camararias, e trás outros benefícios como o restabelecimento de saúde pública, redução de animais silvestres e abandonados em toda a comunidade e mobilização de um trabalho cívico e comunitário. Outros dos cuidados da associação, que certamente fideliza aqueles que apoiam, está num trabalho organizado, profissional, rigoroso que se encontra na transparência e clareza dos resultados alcançados”.

Dinamizar todo o trabalho de voluntariado requer apoios e ajudas, variando os mesmos desde “os tradicionais donativos por transferência bancária e programas de apadrinhamento de uma colónia de rua, aos mais atuais meios como o número solidário da associação (760 300 161) ou a aquisição de peças merchandising na loja Virtual, livros em segunda mão e Artesanato através da página do facebook. É possível ainda as pessoas ajudarem através de donativos em géneros (ração, medicação, artigos para animais) ou através de divulgação de blogs, sites ou páginas das redes sociais daquilo que se tem feito. A associação conta ainda com entidades apoiantes e patrocinadores permanentes que permitem fortalecer a organização todos os dias sendo que o mesmo se aplica a parcerias que ajudam a realizar um trabalho diário mais completo, mais organizado, com mais rigor. A associação tem o apoio de Organizações Internacionais para consultoria e formação destinada a voluntários e médicos veterinários”.

Na associação estão envolvidos mais de 100 voluntários e 30 clínicas veterinárias, dispostos a ajudar os animais que estejam dentro do raio de ação da Animais de Rua.

“Todos os animais submetidos ao CED são esterilizados, desparasitados interna e externamente, tratados se tiverem alguma patologia, e marcados com um corte na ponta da orelha como sinal internacional de esterilização. Também temos o programa de adoções com a finalidade de encontrarmos novos lares para os muitos animais dóceis abandonados para os quais é pedida ajuda à associação”, adianta-nos.

Continua a ver-se animais abandonados, daí que a Alexandra aconselhe que “sempre que pensarem em adotar um animal não se esqueçam que é um ser vivo com necessidade de carinho, atenção e espaço para exercício. Devem ter em consideração o espaço disponível em sua casa, o tempo que tem para dedicar ao membro da família, ou o orçamento de que pode dispor para suportar as suas necessidades alimentares e médicas. Se já tem o animal e não há possibilidade de o manter, devem contactar uma associação local que tentará aconselhar e arranjar uma solução para o não abandono do animal”.

A Animais de Rua tem a “parceria ARCA com Associação CASA onde garantimos alimento, esterilização e cuidados básicos de saúde veterinária aos animais de companhia de todos os utentes da CASA. Programas educativos em escolas cujo objetivo é informar e sensibilizar os mais jovens sobre a importância do respeito pela vida. Ações que visem a mudança de mentalidades e mitos veiculados pela população, viabilizando ações de divulgação de CED e proteção animal, junto do público das mais diversas faixas etárias. Organização de ações de formação para voluntários e médicos veterinários com o apoio de organizações internacionais especialistas na área de atuação da associação”, como forma de dinamizar os cuidados e a proteção aos animais.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: Barlavento PT

Você viu?

Ir para o topo