EnglishEspañolPortuguês

Deputado Ricardo Izar quer a proibição de testes em animais

4 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Reproduçao
Foto: Reproduçao

Em um resgate histórico para a luta pelos direitos animais no Brasil, no dia 18 de novembro, ativistas invadiram o Instituto Royal, localizado na cidade de São Roque (SP), e salvaram 178 cães da raça Beagle que eram utilizados como cobaias para testes com produtos cosméticos e farmacêuticos.

O resgate aconteceu após ativistas permanecerem acorrentados aos portões do Instituto, acusado de maus-tratos com os animais que mantém confinados, e contou com participação de ao menos 100 defensores dos direitos animais. O caso teve repercussão internacional e desde então, não só o salvamento, mas a própria legitimidade dos testes em animais está sendo questionada e é motivo para debates e propostas de métodos substitutivos.

O vídeo abaixo do programa Palavra Aberta, com a participação do deputado Ricardo Izar, é parte dos debates que estão florescendo e das iniciativas legais que estão sendo tomadas em favor da defesa animal. No vídeo, o deputado defende que o Ministério da Ciência e Tecnologia baixe portaria proibindo a utilização de animais em testes cosméticos.

Segundo o deputado, os testes movem na América Latina uma indústria milionária de resultados que não trazem benefícios para seres humanos e já foram banidos em diversos países desenvolvidos. Ricardo Izar lidera o movimento no Congresso em defesa dos direitos dos animais.

Você viu?

Ir para o topo