EnglishEspañolPortuguês

União Europeia discutirá fim de vivissecção em seu território após campanha

2 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Comissão Europeia terá de examinar uma proposta para acabar com a experimentação com animais vivos, depois de receber assinaturas de pelo menos sete estados membros da UE, desencadeando a chamada “Iniciativa de Cidadania Europeia”, que obriga a Bruxelas considerar os pedidos com um forte apoio. As informações são de EuropaPress.

“Eu quero felicitar os organizadores desta grande conquista”, disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, felicitando à organização “Stop Vivisection” (Pare a Vivissecção), que trata sob o pedido de parar a prática de vivissecção de animais vivos, que ganhou mais de um milhão de assinaturas para a que a causa seja processada.

Um milhão de assinaturas são necessárias ao comitê executivo da UE para substituir a política que rege a proteção dos animais utilizados para fins científicos, e comece a trabalhar em uma nova legislação que “proíba a experimentação animal no campo da pesquisa biomédica e toxicológica, substituindo por metodologias e procedimentos que se apliquem aos seres humanos”.

A iniciativa a favor da proteção mais rigorosa dos animais utilizados em laboratórios tinha até o final desta sexta-feira (1) para continuar a buscar apoio, como a Comissão apontou.

Esta proposta será a terceira iniciativa de cidadania europeia conseguida com assinaturas suficientes para forçar o braço executivo da UE a considerar sua reclamação desde que esse instrumento foi criado junto ao Tratado de Lisboa.

Você viu?

Ir para o topo