EnglishEspañolPortuguês

Tigre-de-sumatra morre em transporte aéreo na Indonésia

2 de novembro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Por Julia Troncoso (da Redação)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um tigre-de-sumatra morreu durante uma realocação via aérea de Banda Achém para Jatim Park II, no leste da ilha de Java.

O animal ameaçado de extinção foi encontrado morto menos de uma hora após ter sido embarcado num voo da companhia Garuda Airlines que partiu de Banda Achém a caminho da capital do país, Jacarta.

“Durante o transporte, em Medan, norte da Sumatra, o tigre, assim como os outros animais, foi devolvido para Banda Achém sem qualquer declaração da Garuda Airlines”, disse Affan Absori, o chefe da divisão sub-administrativa da Agência de Conservação dos Recursos Naturais de Banda Achém (BKSDA).

Esse tigre de seis anos de idade, chamado Tengku Agam, foi capturado no sul de Banda Achém em 2010. Mais tarde ele foi transferido para o escritório da BKSDA na cidade.

“Nós planejamos uma realocação por recomendação do Diretório Geral de Conservação Natural e Proteção Florestal, libertando-o na reserva florestal Jatim Park II”, disse Affan.

O tigre estava a caminho de Jacarta e o plano era que ele continuasse sua jornada para Surabaya, leste de Java, na terça-feira (29). Mesmo assim, durante o percurso para Medan, depois de um voo de 50 minutos que havia partido de Banda Achém, as autoridades de Garuda devolveram o tigre e os outros animais. “Segundo a Garuda Airlines, passageiros reclamaram por causa de um cheiro forte durante o voo, e eles retornaram os animais para Banda Achém”, disse Affan.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O BKSDA de Banda Achém lamenta que a Garuda Airlines tenha devolvidos os animais para Achém sem coordenação com grupo de escolta animal. A BKSDA foi informada que o animal havia retornado para a cidade apenas quando a escolta dos animais chegou a Jacarta.

A BKSDA encontrou o animal morto depois de inspecionar sua jaula “Havia um hematoma na bochecha direita dele. Olhos, bocas e orelhas tinham sangrado. Nós também observamos que a articulação da pata dianteira direita estava deslocada.”, disse Affan.
O ativista Muhammad Zulfikar do Fórum Indonésio do Meio Ambiente (Walhi) expressou profunda lamentação sobre a morte de animais do tigre, que é um animal protegido. “Nós lamentamos profundamente [o incidente]. A morte desse animal deve ser investigada imediatamente.”, disse Zulfikar.

Ele acrescentou que a Walhi não havia recebido informações ou confirmações da BKSDA sobre a relocação planejada dos animais.
O gerente geral da sede de Banda Achém da Garuda Airlines, Dwi Kusbiantoro, disse, “Ainda estamos clarificando e investigando o caso com o nosso time. Esperamos poder elucidar algumas questões sobre incidente e forneceremos mais informações no futuro”.

Exploração animal

O histórico da Indonésia não é dos melhores. Jacarta iniciou uma ação para retirar os macacos que eram explorados nas ruas, para pedir esmolas, recentemente. Estes animais eram vestidos com roupas que chamam a atenção e eram obrigados a usarem máscaras.

Usando máscara, macaco acorrentado por mendigos pede dinheiro em frente a um shopping center, em Jacarta (Foto: Reuters)
Usando máscara, macaco acorrentado por mendigos pede dinheiro em frente a um shopping center, em Jacarta (Foto: Reuters)

A ONG de defesa animal Jacarta Animal Aid Network resgatou 40 animais em 2011. Todos estavam em estado precário, sofrendo de doenças como tuberculose e hepatite. Desde que a iniciativa de resgate de primatas se iniciou, por volta de 22 animais já foram retirados deste tipo de exploração e postos em quarentena por razoes de saúde. Segundo a Jacarta Animal Aid Network, cerca de 350 animais trabalham nas ruas de Jacarta e não têm condições de sobreviver com outros primatas na natureza.

Quase 700 tartarugas também foram apreendidas no início do ano, em uma operação que visava coibir o tráfico de animais no país. As tartarugas era da espécie em extinção Carettochelys insculpta e seriam vendidas no mercado negro fora do país.

Nota da Redação: O descaso durante o transporte do tigre é, antes mesmo dos maus-tratos sofridos no avião, um resultado da intervenção humana em seu habitat, que envolve a caça e a captura de animais em extinção, como este tigre-de-sumatra, para a exploração em zoológicos. A Indonésia tem diversos casos parecidos de maus-tratos a animais e de exploração, como os macacos mendigos, que pedem esmolas fantasiados pelas ruas de Jacarta, e a luta pela abolição animal também evita que casos terríveis como a morte deste tigre sejam evitados.

Você viu?

Ir para o topo